MUNDIAL DE RALIS: Thierry Neuville campeão pela primeira vez
O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20) sagrou-se, domingo, campeão mundial de ralis pela primeira vez, após terminar o Rali do Japão, 13.ª e última prova do Campeonato do Mundo, na sexta posição.
Nesta prova, a Toyota garantiu o título de Construtores pela oitava vez.
A prova foi ganha pelo britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que herdou o primeiro lugar com o despiste de Tänak logo no primeiro troço da manhã deste último dia, com o tempo de 3:23.41 horas, deixando na segunda posição o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), a 1.27,3 minutos, e o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma) em terceiro, a 1.55,5, o que entregou o título de Construtores à Toyota por três pontos.
Neuville, que chegava a esta ronda final na liderança do campeonato, sofreu um forte revés na sexta-feira, ao ver o turbo do seu Hyundai ceder, o que o afundou no 15.º lugar.
Depois de um sábado de recuperação até sétimo, a desistência de Tänak logo ao início da manhã de domingo, deixou o belga com a coroa na mão, aos 36 anos e depois de cinco vezes a terminar o campeonato em segundo.
“É uma surpresa. Nem sei o que dizer, mas acho que merecemos [o título de campeões de pilotos]. Foi um ano difícil, com mais pressão do que aquela que precisávamos, nomeadamente nesta última prova”, admitiu o piloto belga, que viu, também, o seu navegador, Martjin Wydaghe, sagrar-se campeão de copilotos.
Esvaziada essa pressão logo no primeiro troço do dia, Neuville tentou aguentar o ataque da Toyota nos Construtores, que até estava a jogar em casa.