Município da Guarda premiado como Território de Longevidade
O Município da Guarda foi premiado com o galardão “Território de Longevidade”, prémio instituído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Centro (CCDRC) tendo por base a colaboração da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
A sessão decorreu no Cais Criativo da Costa Nova, em ílhavo, e distinguiu os Municípios com valores mais elevados nas duas componentes da análise, a saber: o desempenho “age-friendly” dos territórios e incidência de iniciativas de envelhecimento activo e saudável, considerando-os os territórios mais amigos da longevidade. O prémio foi recebido pelo presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa. Esta é a primeira edição deste prémio que surge, face ao envelhecimento da população da Região Centro. A CCDRC tem levado a cabo várias iniciativas no âmbito da promoção do envelhecimento activo e saudável, com destaque para o Prémio anual de Boas Práticas ou a iniciativa Empreendedor 50+. Iniciativa que foi também um ponto de partida para que, em colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, temos vindo a trabalhar uma proposta metodológica que visa identificar e classificar as dinâmicas territoriais locais, de forma a distinguir os Territórios mais amigos da Longevidade, isto é, os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e participativo.
Por um lado, parte-se de um conjunto multidimensional de indicadores de caracterização territorial, disponíveis ao nível municipal, para medir o desempenho “age-friendly” dos territórios. Por outro, analisa-se a incidência de iniciativas de envelhecimento activo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias das candidaturas submetidas às cinco edições do Prémio Regional de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável (2017, 2018, 2019, 2021 e 2022). Nesta primeira edição, a Guarda está entre os melhores 25 municípios da Região Centro.