MUNICÍPIO DE LIVINGSTON, NJ VAI IÇAR BANDEIRA DE PORTUGAL EM 2025 PELA 1.ª VEZ POR INICIATIVA DE JOVEM LUSO-AMERICANA

• Por HENRIQUE MANO | Livingston, NJ

Em Novembro do ano passado, Isabela Martins, inspirada por outras iniciativas étnicas do género na sua escola, resolveu criar o Portuguese-American Luso Club do Liceu de Livingston [https://www.instagram.com/lhsportugueselusoamerican/]. O que parecia uma ousadia num município de New Jersey onde a presença portuguesa ainda não é expressiva, transformar-se-ia na força motriz de um movimento que quer ir muito mais além…

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A luso-descendente Isabela Martins em frente à Câmara Municipal de Livingston, NJ

É que os emigrantes portugueses vão marcando presença no xadrez de nacionalidades de Livingston e até dando cartas – afinal, o município do condado de Essex não apenas tem um luso-descendente no Conselho Municipal (Michael Vieira), como o próprio já ocupou a cadeira de “mayor”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Michael Vieira está entusiasmado com a ideia e prontifica-se a ajudar

Quando a jovem Isabela expressou ao jornal LUSO-AMERICANO a vontade em apresentar às autoridades locais de Livingston a proposta de se celebrar ali oficialmente o 10 de Junho, com uma cerimónia de içar da bandeira na Câmara Municipal, resolvemos levar a ideia ao vereador Michael Vieira e aliar a determinação de um à vontade de outro em fazer a iniciativa acontecer…

“Acho uma ideia maravilhosa”, reagiu o vereador, em declarações ao nosso jornal. “Livingston é um município multi-étnico e com diversas nacionalidades e, ao içarmos a bandeira de um país, passamos a conhecer melhor outras culturas e a saber mais sobre as nossas origens”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A página do Portuguese-American Luso Club do Liceu de Livingston, NJ nas redes sociais

Vieira acrescenta: “Como primeiro luso-americano eleito para o Conselho Municipal de Livingston, será uma honra para mim apresentar a ideia aos meus colegas e, dessa forma, prestar também homenagem aos meus avós, emigrantes da Murtosa. Vou ajudar a Isabela a içar a bandeira de Portugal na nossa Câmara”.

Livingston, com mais de 30 mil habitantes, surge como município em 1813 (muito embora os primeiros colonos se tivessem ali fixado em 1699), devendo o nome ao 1.º Governador de New Jersey, William Livingston.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Isabela Martins está no 3.º ano do liceu

A Isabella tem 16 anos, nasceu em Summit mas cresceu em Hillside, apesar de ter feito toda a escolaridade (da pré-primária à 7.ª classe) em Newark. É filha de Susete e Rui Martins, emigrantes de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Fez os 6 anos de escolaridade portuguesa em Union e também frequenta o PISC de Elizabeth, sendo, aliás, a actual “Princesa” dos festejos do Dia de Portugal naquela cidade.

“Ao criar o clube na minha escola, tinha como objectivo expor os meus colegas à cultura lusófona”, explica, “e dar às pessoas oportunidade de se unirem na sua diversidade, fazerem amizades e conhecerem mais sobre o mundo”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Depois de ter recolhido centenas de brinquedos, teve a ajuda dos membros do clube para os embrulhar e, depois, ela própria os foi entregar a uma escola de Newark

Com a ajuda da mãe, por altura do último Natal, recolheu centenas de brinquedos que, com os membros do clube do liceu, embrulhou e fez depois chegar a uma escola de Newark. Em 2025, pretende ainda que o clube do liceu seja mais visível, levando-o a outras iniciativas portuguesas de New Jersey.

Aos pais, deve o interesse pelo ADN que carrega em si. “Cresci num lar onde só se falava português e, tanto eu como o meu marido, incutimos isso nas nossas filhas, para que elas não perdessem o elo de ligação às raízes”, diz a mãe, Susete Martins, vice-directora da Park Elementary School de Newark. “Tanto é que, quando ela foi para a escola, só falava português! Daí em diante, a Isabela quis sempre manter esse vínculo a Portugal”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *