NASCEU EM VIANA DO CASTELO E É O MAIS NOVO “STATE TROOPER” PORTUGUÊS DE NEW JERSEY
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Nasceu em Viana do Castelo, Portugal, e tem 23 anos o mais novo membro da New Jersey State Police (NJSP) – a força de segurança de elite do “Garden State”. Com jurisdição sobre todo o estado e criada em 1921, a NJSP teve como 1.º superintendente o conhecido general Norman Schwarzkopf e emprega hoje perto de 4 mil profissionais.
A cerimónia de formatura dos cadetes da 164.ª turma da academia de Sea Girt, que forma os “state troopers” em New Jersey, de que fazia parte Carlos Gonçalves, decorreu na passada sexta-feira, 24 de Fevereiro, na The Robert J. Collins Arena, em Lincroft, com a presença do Governador Phil Murphy.
Carlos Gonçalves tinha apenas 8 meses de vida quando a família emigrou para os EUA, tendo crescido em Elizabeth, NJ, apesar de radicado agora em Avenel. O pai do novo “state trooper”, João Gonçalves, é natural do Porto mas viveu em Gerês e a mãe, Mónica Gonçalves, nasceu em Benavente mas cresceu em Lisboa.
Carlos Gonçalves jogou futebol a nível comunitário no condado de Union e fez inclusive parte do Rancho Folclórico do PISC de Elizabeth.
O “state trooper” formou-se em criminologia pelo Berkeley College, em New Jersey, depois de ter feito o liceu em Colonia, e junta-se agora à “Troop C” da NJSP e a uma já significativa listas de “troopers” de origem portuguesa ao serviço desta importante força de segurança pública.