NASCEU EM YONKERS, NY, JÁ FOI DEPUTADO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA E HOJE CHEFIA O PROGRAMA “REGRESSAR”
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O programa “Regressar”, desenvolvido pelo estado português como incentivo aos imigrantes que queiram voltar à terra de origem, conta com um luso-americano como director-executivo. José Albano Marques, que assumiu o cargo há cerca de 6 meses, nasceu na cidade de Yonkers, no estado de Nova Iorque, a 17 de Setembro de 1972 – segundo adiantou, em entrevista , ao jornal LUSO-AMERICANO.
“Regressei a Portugal em Julho de 1982, onde passei a residir em Celorico da Beira, distrito da Guarda”, conta José Albano Marques, que acabaria por completar a secundária em Gouveia. “Ingressei em Serviço Social, no Instituto Superior Bissaya Barreto, em Coimbra, tendo concluído a minha Licenciatura em Serviço Social, em 1997 e regressado novamente para Celorico da Beira.”
Foto: CORTESIA JOSÉ ALBANO MARQUES | José Albano Marques, director-executivo do Programa “Regressar”, no seu gabinete de trabalho em Lisboa
Com tendência “desde muito cedo” para tinha “concretizar sonhos”, o luso-americano foi empresário de Janeiro de 1995 a Maio de 2004, “altura em que nasceram os meus filhos e passaram a ser prioridade.”
Técnico Superior no Centro Distrital da Guarda, do Instituto da Segurança Social, I.P., desde Julho de 2001, José Albano Marques também faz carreira política, tendo sido deputado à Assembleia da República, na XI Legislatura, de Outubro de 2009 a Junho de 2010. Em 2013 chega a chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira e a vereador, sem pelouros, na mesma câmara, desde Setembro de 2017.
“Aceitei, em Outubro de 2022, do Secretário de Estado do Trabalho, Dr. Miguel Fontes, o convite para dirigir o Ponto de Contacto Para o Regresso do Emigrante”, revela. “Sou uma pessoa que adora desafios e este tem sido muito interessante, pois além de ser um desafio trazer os nossos emigrantes de volta, sei analisar os seus sentimentos, por eu próprio ser luso-descendente e saber o que é a vida fora de Portugal.”
Foto: CORTESIA JOSÉ ALBANO MARQUES | José Albano Marques nasceu em Yonkers, NY e é filho de um antigo correspondente do jornal LUSO-AMERICANO naquela cidade
Curiosamente, seu pai, José Albano Veiga Marques, foi correspondente em 1973 do jornal LUSO-AMERICANO, “a convite do Vasco Jardim, António Matinho e Fernando Santos. Orgulhosamente”, conta, “guarda o seu cartão de correspondente e alguns dos artigos que escreveu na altura.”
José Albano Marques é casado e pai de gémeos, dois rapazes de 19 anos “que se encontram na faculdade em Coimbra no primeiro ano de Enfermagem.”