Natural de Manteigas, distrito de Guarda: Criando novos significados e formas: Escultor João Martins exibirá obras na Biblioteca Pública de Livingston
Durante o mês de Agosto, a Biblioteca Pública de Livingston, NJ, estará exibindo as obras em madeira de um dos seus residentes: o escultor luso-americano João Martins. A exibição destaca dois temas predilectos do artista: mãos e livros, além de paisagens e rostos.
. O simbolismo das mãos:
Martins explica que as mãos podem revelar personalidade, fraqueza e orgulho e, similar aos livros de papel, as cores e textura naturais da madeira podem ajudar ao observador a ler estórias, resgatar memórias e palavras. Natural de Manteigas, Portugal, Distrito de Guarda, na Serra da Estrela, o poeta e escultor formou-se em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa, onde dedicou-se à educação e ensino. Seu pai era artista, portanto, Martins foi ensinado a valorizar tanto a palavra escrita como as artes visuais. Em 1987, ele chegou aos EUA para uma visita de um mês e acabou mudando-se para New Jersey com sua família.
As influências de Martins incluem Ruy Belo, Pablo Neruda, José Luís Peixoto, Ted Koser e Carlos Drumond de Andrade. Ele já publicou nove livros de poesias e contos e é membro da sociedade de escritores portugueses ProVerbo, uma extensão cultural do Sport Club Português, com sede em Newark, NJ. No local, Martins organiza galas culturais, eventos literários e outras actividades com o apoio do clube.
. Primeiros contactos com a madeira e a influência paterna:
“O meu pai era carpinteiro e, então, ele começou a fazer ‘esculturas’, pequenos animais e figuras antropomórficas com raízes de árvores, além de outras figuras. Eu cresci entre ferramentas e madeira. O meu pai deu-me diversas de suas peças. Eu comecei a colecioná-las, até que eu disse para mim: ‘chegou a hora de tentar. Foi quando eu descobri a Escola Americana de Escultura em Madeira! Eu comecei a fazer as minhas próprias peças há 15 anos e adoro!” Relatou o artista.
. Aprendizado constante:
“Todas as manhãs de sábado, religiosamente, eu dirijo até a Escola Americana de Arte & Escultura em Madeira, em Wayne, NJ”, acrescentou.
Entre as peças exibidas, estão as mãos da mãe do artista fazendo um laço, as mãos do pai dele gesticulando para ele, as próprias mãos, o retrato dos avós, faces diferentes (máscaras, como costumava dizer o célebre escritor Hemingway) e livros, livros, todos os tipos de livros.
. Infância e adolescência em Portugal:
“Quando eu era criança, costumava ler tudo que caía em minhas mãos: história, estória para crianças, todos os livros que eu podia trazer da biblioteca móvel, o máximo de seis. Eu penso que lia sob o cobertor usando uma lanterna para não incomodar os meus pais e irmãos. Eu tinha ansiedade para ler tudo, literalmente lia tudo, jornais de desportos, livros religiosos, estórias e livros da biblioteca”, disse Martins.
. Endereço e horários de exibição:
A Biblioteca Pública de Livingston fica localizada na 10 Robert H. Harp Dr., Livingston, NJ. O horário de funcionamento é: das 10:00 am às 9:00 pm. Telefone: (973) 992-4600. A exibição pode ser vista durante o horário de funcionamento da biblioteca.
Os interessados em adquirir as obras do artista plástico João Martins ou mais detalhes sobre o seu processo de criação podem contactar: [email protected]