NBA: Celtics de Neemias mantém-se na luta

Os campeões Boston Celtics mantiveram-se na quarta-feira na luta pela presença na final da Conferência Este da liga norte-americana de basquetebol (NBA), num dia em que os Minnesota Timberwolves asseguraram a presença na eliminatória decisiva do Oeste.

Com o português Neemias Queta nos últimos 2.34 minutos e sem a estrela Jayson Tatum, que sofreu uma rotura do tendão de Aquiles no jogo anterior, os Celtics venceram em casa os New York Knicks, por 127-102, reduzindo para 3-2 a desvantagem na segunda eliminatória dos ‘play-offs’.

Com o encontro já decidido, o treinador Joe Mazzulla lançou o poste português em campo para os últimos minutos, com Queta a ter ainda tempo para conseguir quatro pontos (dois em dois de lançamentos de campo), um ressalto ofensivo e uma assistência.

Esta foi a terceira aparição do primeiro português a jogar na NBA nos ‘play-offs’ esta temporada, igualando o registo de 2023/24, quando se sagrou campeão pelos Celtics.

Mesmo sem o letão Kristaps Porzingis a 100% – apenas jogou 12 minutos e fez um ponto –, por estar com problemas de respiração, os Celtics conseguiram um triunfo crucial, muito graças à excelente exibição de Derrick White (34 pontos), mas também do suplente Luque Kornet.

Lançado para o lugar do poste letão, Kornet esteve muito bem, em especial na vertente defensiva, com sete desarmes de lançamento, além de 10 pontos e nove ressaltos.

Na equipa de Nova Iorque, Josh Hart conseguiu 24 pontos e sete ressaltos, com Jalen Brunson a chegar aos 22 pontos, num encontro em que Mikal Bridges apenas conseguiu nove pontos.

A uma vitória de se qualificarem para a final do Este pela primeira vez desde 1999/2000, os Knicks não conseguiram festejar em Boston, mas vão ter nova oportunidade em casa, hoje, com os Celtics a tentarem ser apenas a 14.ª equipa a conseguir recuperar de uma desvantagem de 3-1 em 294 tentativas.