NBA: Thunder regressa à final 13 anos depois

Em vantagem por 3-1, os Thunder, melhor equipa da fase regular da NBA, não desperdiçaram a oportunidade de jogarem em casa para se sagrarem campeões da Conferência Oeste pela quinta vez, a segunda após a mudança para Oklahoma City, em 2008.

Como Seattle Supersonics, a franquia foi uma vez campeã da NBA em 1978/79 e tem mais dois títulos de conferência, em 1977/78 e em 1995/ 96, procurando agora o primeiro troféu Larry O’Brien sob a nova denominação.

A superioridade dos Thunder nesta eliminatória frente ao Timberwolves, sextos da fase regular a Oeste, raramente esteve em causa e o quinto encontro foi prova disso, com um triunfo por 30 pontos, com o canadiano Shai Gilgeous-Alexander novamente em destaque, mesmo com os titulares a não jogarem nos últimos 5.14 minutos.

O base terminou o encontro com 34 pontos, oito assistências e sete ressaltos, sendo eleito o jogador mais valioso da final do Oeste, depois de já ter sido escolhido como o MVP da fase regular.

“Ainda temos muito para crescer. Temos muito trabalho para fazer para atingir o nosso objectivo maior, que não é este [título de conferência], e é apenas nisso que estou concentrado”, garantiu Gilgeous-Alexander, que se pode tornar o primeiro MVP da fase regular a ser campeão desde Stephen Curry, com os Golden State Warriors em 2014/15.