NBA: Westbrook muda-se para Washington por troca com Wall
Russell Westbrook vai ser jogador dos Washington Wizards, numa troca por John Wall, que se muda assim para os Houston Rockets, sendo que os texanos recebem ainda uma escolha protegida de primeira ronda do ‘draft’ de 2023.
Apesar do rumor ser antigo, o interesse das duas partes parecia ter acalmado e nada fazia prever que o negócio se concretizasse.
Ainda assim, ao que parece, a vontade dos dois jogadores foi decisiva.
Curiosamente, com a troca de duas estrelas, Wizards e Rockets esperam conseguir manter outras duas, no caso, Bradley Beal e James Harden, respectivamente.
Voltando à escolha do ‘draft’, importa explicar que é uma ‘lottery pick’ e que, caso não se confirme em 2023, tem várias protecções ao longo dos anos seguintes.
Da 1ª à 12ª escolha em 2024, da 1ª à 10ª em 2025 e da 1ª à 8ª em 2026.
A partir daí, torna-se uma escolha de segunda ronda nos ‘drafts’ de 2026 e 2027.
É assim o final de uma era em Washington, com John Wall a deixar a equipa que o escolheu como primeira escolha do ‘draft’ de 2010.
Dez depois e após quase duas temporadas em que não jogou devido a lesões no joelho e no tendão de aquiles, o base vai conhecer a segunda equipa na NBA, os Rockets, e vai também reencontrar DeMarcus Cousins, com quem jogou na Universidade de Kentucky.
Quanto a Russell Westbrook, é a prova de que a aventura em Houston não correu como esperado.
O base não se adaptou da melhor forma ao jogo de James Harden e viveu um final de temporada complicado, primeiro por contrair Covid-19 e depois por se lesionar e falhar os primeiros quatro jogos da bolha, não tendo regressado com o mesmo fulgor.
Westbrook vai também reencontrar Scott Brooks, técnico com quem trabalhou durante sete temporadas em Oklahoma City.
Resta agora saber se a troca será suficiente para manter Bradley Beal e James Harden ou se as duas estrelas serão os próximos a abandonar o barco.