NEW JERSEY | Governador Phil Murphy mantém índices de popularidade

O Governador Phil Murphy, do estado de New Jersey, demonstra estar bem colocado nas sondagens de opinião pública junto dos eleitores do “Estado Jardim”. De acordo com a última sondagem da Monmouth University, uma autoridade no sector, Murphy tem 52% de aprovação; já 36% do eleitorado inscrito para voltar tem uma opinião desfavorável sobre si.

Foto: Governor’s Office/Tim Larsen | O Governador Phil Murphy, de New Jersey

Assim, a popularidade de Phil Murphy no início do seu segundo mandato mantém-se estável – comparativamente à mais recente sondagem anterior à agora divulgadas, de Abril de 2022, que o colocava em 55% de aprovação e 35% de desaprovação.

Estes números colocam assim o Governador de New Jersey em posição política favorável para se preparar para defender as maiorias democratas nas duas casas da Assembleia Legislativa em Trenton, nas eleições intercalares de Novembro no estado – face a um novo mapa eleitoral que parece favorecer os republicanos.

“Murphy parece estar a aguentar-se”, afirma Patrick Murray, director do instituto de sondagens da Monmouth University, ao avaliar os resultados desta consulta de opinião pública. “Os seus números estão acima da marca negativa num estado onde os democratas estão em vantagem no número de eleitores inscritos para votar, muito embora ainda tenha trabalho a fazer junto de muitos moradores de New Jersey que ainda não o apoiam.”

Quando a pergunta foi colocada a todos os residentes de New Jersey, e não apenas aos que estão inscritos para votar, a sua popularidade é de 53%-35%.

Junto de independentes, essa relação é de 46%-41%; entre os democratas, explodes para 84%-5% e junto dos republicans inverte-se para 16%-74%.

As parcelas de população que mais o apoiam são os eleitores de minorias raciais (66%-19%), mulheres (59%-28%) e moradores na zona central do estado (58%-32%); a sua popularidade é mais baixa entre os homens (47%-42%) e junto dos moradores da região sul (48%-38%).

Quando indagados sobre o que Phil Murphy conseguiu fazer desde que assumiu o cargo em Janeiro de 2018, 29% dos inquiridos considera que foi capaz de atingir grandes objectivos; 42% atribuem-lhe pequenos feitos e 26% considera nada ter feito. Números que também se coadunam com os de sondagens anteriores.

Entre os democratas, o olhar sobre a sua administração é ainda mais positivo: 48% consideram que atingiu grandes objectivos, 39% pequenos feitos e apenas 9% acham que nada fez.

Já o índice de popularidade da Assembleia Legislativa é de 44%-36%, muito embora, durante a pandemia, tenha sido de 54%-27% (em Abril de 2020, quando Murphy também gozava de índices de popularidade de 71%-21%).

Comparativamente, o Governador republicano que o antecedeu – Chris Christie – registava números de popularidade opostos de 38%-40% em sondagem também da Monmouth e, mais tarde, ainda piores, de 35%-54%.

Já a também republicana Christine Todd Whitman, em 1999, tinha índices de popularidade de 58%-33%, após três anos de mandato.

A sondagem de Murphy realizou-se de 5 a 9 de Janeiro deste ano junto de 809 moradores adultos de New Jersey, com margem de erro de mais ou menos 4.7%.