NEW JERSEY. Armando Fontoura agraciado com Medalha de Mérito das Comunidades
• Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
O antigo xerife Armando Fontoura, do condado de Essex, foi alvo esta terça-feira, 14 de Janeiro, de uma homenagem prestada em conjunto pelo Governo Português e a União de Clubes Lusoi-Americanos de New Jersey. Durante o evento, que decorreu no espaço nobre dia sede da Casa do Minho, em Newark, NJ, Fontoura recebeu a Medalha de Mérito das Comunidades – atribuída pelo Governo português.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Vereador Michael Silva, Armando Fontoura e secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Vereador Michael Silva, Armando Fontoura, Tony Oliveira e Manny Amador
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | António Marinho, Armando Fontoura, capitão Maik Alexandre e Paul Marinho
Para a entrega da mesma, esteve presente na cerimónia o secretário de Estado das Comunidades, Jose Cesário -m a quem se juntaram a vice-‘mayor’ Lígia de Freitas, a deputada estadual Eliana Pintor-Marín, o vereador Michael Silva e o. Cônsul-geral Luís Sequeira.
“Estou aqui para, em nome do Governo, agradecer ao xerife Armando Botelho Fontoura estas décadas de trabalho pela comunidade, por Portugal”, afirmou José Cesário ao jornal LUSO-AMERICANO. “Este trabalho extraordinário que ele teve de dar o pontapé de saída na afirmação dos portugueses na vida pública e cívica aqui em New Jersey. E desejar que ele continue ligado a estas coisas”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Subxerife John Gonçalves, Armando Fontoura e tenente Helena Oliveira
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Armando Fontoura com a direcção da Casa do Minho de Newark
O membro do Governo português lembra ainda que “o xerife Fontoura é um transmontano, homem muito ligado a Portugal. Eu sempre que aqui vim a cerimónias públicas, encontrei-o, e sempre com uma palavra de amizade para as pessoas, a tentar ajudar as pessoas. E por isso é daqueles portugueses que faz com que nós tenhamos um orgulho ainda maior por esta comunidade nos EUA”.
Fontoura receberia ainda uma cópia da capa e última entrevista concedida ao jornal LUSO-AMERICANO, emoldurada, das mãos dos proprietários do jornal, António e Paulo Marinho, e um Galo de Barcelos da direcção da Casa do Minho.
Fernando Grilo, Presidente da UCLANJ, dirigiu palavras de apreço ao homenageado, tal como os vários políticos ali presentes.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Armando Fontoura recebe capa emoldurada da edição do jornal LUSO-AMERICANO com a sua última entrevista como xerife das mãos de António e Paul Matinho
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fernando Grilo, Presidente da UCLANJ, na entrega de uma oferta a Armando Fontoura
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Jose Cesário recebe ofertas de Fontoura
“Este pedaço de História que hoje aqui se fez é parte integrante do legado dos portugueses na cidade de Newark”, considera o vereador Michael Silva, falando ao nosso jornal. “Foi um grande dia em que se reconheceu uma figura que dedicou meio século a Newark e à comunidade lusa. Orgulho-me muito de, como vereador, ter feito parte dele. É algo de que nunca me esquecerei. Os meus pais, se estivessem vivos, também teriam muito orgulho, tal como qualquer pessoa que viva em Newark ou que aqui tenha vivido”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Jose Cesário na imposição da insígnia referente à Medalha de Mérito das Comunidades a Armando Fontoura
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Jose Cesário na imposição da insígnia referente à Medalha de Mérito das Comunidades a Armando Fontoura
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Armando Fontoura dirigindo-se aos presentes
Também o capitão Maik Alexandre, da 3.ª Esquadra de Newark, lembra o papel pioneiro desempenhado por Fontoura na comunidade lusa “ao longo destes 50 anos, como um dos primeiros agentes de polícia portugueses em Newark. Em 25 anos escalou até à patente de capitão e iria ainda estar outros 34 no E.C.S.O., algo absolutamente incrível e sem precedentes, sendo mesmo, hoje, o xerife em New Jersey que mais tempo se manteve em funções”.
Após lhe ter sido atribuída a Medalha re imposta a respectiva insígnia, Armando Fontoura declarou: “Aceito esta honra em nome da comunidade portuguesa”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Jose Cesário, Armando Fontoura e Fernando Grilo
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Vereador Michael Silva e Armando Fontoura
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Helena Vinhas, do Comité escolar de Newark, e Armando Fontoura
Faria depois uma breve incursão à sua longa carreira, incluindo o seu envolvimento com o PAC (Portuguese-American Congress), que abriria caminho ao envolvimento cívico-político dos portugueses de New Jersey.
Virando-se para Jose Cesário, e fazendo o gesto com a mão, diria, a terminar: “Portugal está sempre no meu coração”.