NEW JERSEY. Chefe luso-americano na lista dos semi-finalistas dos prémios de 2024 da James Beard Foundation
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O restaurante de inspiração portuguesa “Lita”, localizado em Aberdeen Township, no estado de New Jersey, está na lista muito restrita dos semi-finalistas da categoria “Melhores Novos Restaurantes e Chefes de 2024” da James Beard Foundation.
Também semi-finalista, em parceria com o “Lita”, está o respectivo chefe de cozinha, o luso-descendente David Viana.
Chefe de cozinha David Viana
O “Lita”, que abriu na primavera de 2023 e que tem ainda como co-proprietário Neilly Robinson, também surgiu na lista dos “Melhores Novos Restaurantes” do ano da revista norte-americana “Esquire” e na lista dos “25 Melhores Restaurantes” do estado de New Jersey.
No menu do “Lita”, David Viana aposta na cozinha portuguesa e ibérica, dando-lhe uma roupagem nova.
David Viana, que se popularizou no programa de televisão ‘Top Chef’, já trabalhou com alguns dos melhores chefes do mundo – de Bobby Flay a Anthony Bucco, passando por Michael White, em restaurantes de prestígio como Eleven Madison Park e mesmo o conceituado Villa Joya, no Algarve.
Viana nasceu em Elizabeth, NJ; o pai é madeirense e a mãe nascida em Angola, filha de pais portugueses de Celorico da Beira e Arcos de Valdevez.
O chefe foi igualmente um dos candidatos da 16.ª temporada do popular concurso ‘Top Chef’, transmitido pela emissora de TV Bravo.
A James Beard Foundation anunciará os finalistas a 3 de Abril próximo e os vencedores dos prémios serão conhecidos na gala da organização a realizar-se dia 10 de Junho no edifício da Ópera Lírica de Chicago, no estado de Illinois.
Criada em 1990, a James Beard Foundation atribuiu is seus prestigiosos prémios de culinária e restauração desde 1991 em 22 distintas categorias.