New Jersey com mais meio milhão. Nova Iorque perde representação no Congresso
■ O US Census Bureau divulgou esta semana os resultados do recenseamento populacional de 2020. New Jersey mantém os 12 congressistas, Nova Iorque perde 1 e Connecticut vê número de moradores em crescimento anémico. Já a população do país cresceu ao seu 2.o nível menos acelerado desde a década de 30 do século passado.
Os resultados do recenseamento populacional nos Estados Unidos foram divulgados esta 2ª feira e revelam o segundo menor crescimento da história. Os EUA têm gora 331,5 milhões de habitantes, o que representa um aumento de apenas 7,4% em relação a 2010.
Apenas na década de 30 do século passado essa estatística foi menor.
O recenseamento da população é coordenado pelo US Census Bureau, sob a supervisão do De- partamento de Trabalho.
Em resultado disso, seis estados vão ver o seu número de congressistas subir: Texas, Colorado, Flórida, Carolina do Norte, Oregon e Montana. Califórnia, Illinois, Nova Iorque, Ohio, Virgínia Ocidental e Pensilvânia, por seu lado, perderão um membro na Câmara dos Representantes.
■ New Jersey não apenas mantém todos os seus congressistas (12), como passa a ter 9,2 milhões de habitantes – ou seja, meio milhão a mais. O ‘Estado Jardim’ continua assim o 11.o mais populoso da nação.
■ Nova Iorque tem agora 19,4 milhões de residentes e é o 4.º estado mais populoso.
■ A Califórnia ainda é o estado mais populoso do país, com 39,5 milhões de moradores, e o Wyoming o menos populoso (576,851).
■ Cada congressista representa agora uma média de 761,169 pessoas.
■ Connecticut viu a sua população crescer m menos de 1%, o aumento mais anémico em toda a região do nordeste – de acordo com o US Census Bureau. Tem agora 3,6 milhões e mantém o actual número de congressistas.