NEW JERSEY: COMUNIDADE PORTUGUESA DESPEDIU-SE DO CÔNSUL-GERAL PEDRO MONTEIRO COM FESTA-SURPRESA
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A comunidade lusa de New Jersey despediu-se na passada quinta-feira, 7 de Julho, do cônsul-geral de Portugal em Newark, que esteve no posto de 2018 a esta parte. A cerimónia de despedida decorreu no salão nobre do Sport Club Português, em Newark, tendo sido organizada pela agremiação da Prospect Street, em parceria com o PISC (Portuguese Instructive Social Club) da cidade de Elizabeth.
A cerimónia contou com a presença do vereador Michael Silva, vice-mayor Lígia de Freitas, vereador-geral Manny Grova Jr., juiz Júbilo Afonso, Ivone Silva, elemento de ligação entre o governador Phil Murphy e a comunidade e vários representantes e líderes comunitários – nomeadamente os presidentes do SCP (Helena Vinhas) e do PISC (Fernando Albuquerque).
Durante a noite, conduzida pela dupla Jack Costa e Jennifer Costa, foram entregues várias ofertas e lembranças o cônsul-geral Pedro Monteiro, tendo ainda as escolas Luís de Camões (do SCP) e Amadeu Correia (do PISC) apresentado feito uma intervenção em nome da comunidade. A quem também se juntaram os ranchos Camponeses do Minho e Danças e Cantares de Portugal, de Newark e Elizabeth, que fizeram uma belíssima actuação com alguns números de folclore.
❝FOI GRATIFICANTE TER PODIDO CONTAR COM A SUA PRESENÇA NOS EVENTOS MAIS IMPORTANTES DESTA NOSSA CASA❞
⤻Helena Vinhas, presidente Sport Club Português
“Foi gratificante ter podido contar com a sua presença nos eventos mais importantes desta nossa casa”, disse a presidente do SCP, Helena Vinhas, na sua intervenção. “Iremos ter saudades, mas queremos que saiba que estamos muito gratos por esta parceria e pela colaboração que temos tido com o consulado e os seus representantes, que, aliás, esperamos poder continuar a contar.”
❝SÓ LHE DESEJO TUDO DE BOM, NÃO APENAS EM TERMOS PROFISSIONAIS MAS A NÍVEL PESSOAL❞
⤻Fernando Albuquerque, presidente Portuguese Instructive Social Club
Fernando Albuquerque, por seu lado, presidente do PISC, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, disse gostar de “deixar uma mensagem de carinho e de muita apreço pela pessoa que ele é, porque, de facto, nestes últimos quatro anos em que pude trabalhar com ele, quando era preciso, foi uma pessoa excepcional. Só lhe desejo tudo de bom, não apenas em termos profissionais mas também a nível pessoal.”
❝O NOME DELE VAI FICAR INSCRITO NA HISTÓRIA DE NEWARK E DO IRONBOUND❞
⤻Michael Silva, vereador
O vereador Michael Silva, que ainda pôde trabalhar com o diplomata português por algum tempo, afirma: “Acho que, nos últimos quatro anos, o cônsul-geral Pedro Monteiro foi uma figura importante nesta comunidade. O nome dele vai ficar inscrito na história de Newark e do Ironbound. Gostava de ter podido continuar a trabalhar com ele, como fiz até agora, mas ficaremos amigos para sempre.”
❝PROCUROU SEMPRE ESTAR A PAR DE TUDIO O QUE SE PASSAVA NA COMUNIDADE❞
⤻David Rebelo Pimentel, Conselheiro da Diáspora Açoriana
O conselheiro da Diáspora Açoriana David Rebelo Pimentel considera Pedro Monteiro “procurou sempre estar a par de tudo o que se passava na comunidade. Nós tivemos várias ocasiões o prazer de lidar com ele e lembro-me de uma, em particular, durante o tempo da pandemia, em que uma família açoriana a passar por algumas dificuldades pensou em regressa aos Açores e o senhor cônsul foi muito prestável na ajuda para que esse seu regresso foi possível. Nesta sua despedida, quero dizer-lhe que a sua presença aqui foi uma mais-valia, que vamos ter saudades dele e que lhe desejamos sucesso na sua carreira.”
❝ERA UMA PESSOA ATENTA A TUDO O QUE NÓS PRECISÁVAMOS❞
⤻Carlos Rei, presidente Clube Português de Perth Amboy
Carlos Rei, presidente do clube português de Perth Amboy, nota que “a minha mensagem é de carinho e de tristeza por ele se ir embora. Era um grande amigo meu, uma pessoa atenta a tudo o que nos precisávamos. Deus queira que, no seu próximo posto, o tratem tão bem ou melhor como nós aqui fizemos.”
❝NUNCA TIVEMOS UM CÔNSUL-GERAL COMO ELE❞
⤻Arthur Pimentel, presidente Clube Açores
O presidente do Clube Açores de Newark, o empresário Arthur Pimentel, lembra que o diplomata “foi uma grande pessoas que sempre se envolveu com a comunidade, nunca tivemos um cônsul como ele aqui na América. Os parabéns muito grandes por ter sido uma grande pessoa.”
❝FOI SEMPRE UM PRAZER TRABALHAR COM ELE❞
⤻Jack Barreira, ex-presidente Casa do Minho de Newark
O minhoto Jack Barreira, que foi até há muito pouco tempo presidente da Casa do Minho de Newark, diz igualmente “ter sido um prazer trabalhar com ele. Quando for, que tenha sucesso como teve aqui. Gostei muito de trabalhar com ele.”
Falando ao jornal LUSO-AMERICANO, e fazendo eco do que já dissera na sua intervenção durante a festa de despedida, Pedro Monteiro realçou a a forma como as comunidades de New Jersey “vivem Portugal de forma muito intensa, havendo mesmo um certo bairrismo das pessoas, que até considero positivo por transmitir uma riqueza e permitir que se vá divulgando e conservando tradições; essas diversidade e variedade têm a ver com a ligação a Portugal.”
❝AS COMUNIDADES DE NEW JERSEY VIVEM PORTUGAL DE FORMA MUITO INTENSA❞
⤻Pedro Monteiro, Cônsul-Geral de Portugal em Newark
O cônsul-geral sublinha ainda “nunca ter deixado de representar uma função para a qual sou pago”, mas realçando o papel dos voluntários na dinâmica associativa como fundamental para a sua continuidade: “são quem alimentam os clubes e associações, e isto não é falsa modéstia. Têm mais valor, ninguém lhes paga para isso e estão ali a sacrificar a vida pessoal e familiar durante meses e anos.”
O cônsul-geral, que já passou por postos em Moçambique, África do Sul e Paris, cessa funções em Newark dia 15 de Julho e partirá para um ano sabático em que pretende estar com a família e realizar alguns projectos pessoais.
Tal como o LUSO-AMERICANO já divulgou, o seu sucessor é o diplomata Luís Sequeira, que virá da Bélgica e deverá assumir funções em meados de Agosto.