NEW JERSEY: CÔNSUL-GERAL DE PORTUGAL VISITOU CIDADE DE ELIZABETH E CONDADO DE UNION
📄 Recebido pelo “mayor” Chris Bollwage, Luís Sequeira esteve também no PISC e foi a uma escola pública onde se aprende português
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira, fez terça-feira uma visita de cortesia e proximidade a Elizabeth, onde está concentrada uma das mais importantes comunidades luso-americanas do estado de New Jersey. Trata-se da primeira visita do género a um condado e a uma cidade do estado sobre o qual tem jurisdição consular, desde que assumiu funções. Acompanhado pelo coordenador-adjunto do ensino português nos EUA, José Carlos Adão, o diplomata deu início ao programa – que se estendeu durante toda a manhã e o início da tarde, no edifício da câmara municipal.
No local, Luís Sequeira foi recebido pelo “mayor” Chris Bollwage, tendo havido uma troca de galhardetes e impressões, com o Presidente da Câmara a contar ao visitante ter já estado em Portugal.
Ainda na “City Hall”, o cônsul-geral esteve na sala onde se reúne o conselho municipal, acompanhado pelo seu único membro de origem portuguesa, o vereador-geral Manny Grova.
Seguidamente, passaria pelas novas instalações da Greater Elizabeth Chamber of Commerce, onde recebeu cumprimentos da sua presidente, a luso-descendente Jennifer Costa – visitando o edifício e inteirando-se do papel da câmara e do escritório de turismo da cidade.
A visita continuaria na sede administrativa do condado de Union, onde começaria por saudar o xerife Peter Corvelli, de quem ouviria explicações sobre o modo como funciona o sistema de segurança pública na região.
No mesmo prédio, e acompanhado pelo único comissário luso-americano do condado, Sergio Granados, seria ainda recebido pelo gerente do condado, Edward Oatman, a gerente-adjunta Amy Wagner e a comissária Lourdes Leon.
A meio da tarde, Luís Sequeira iria então ao liceu Alexander Hamilton Preparatory Academy, uma das unidades escolares de Elizabeth com o maior índice de aproveitamento; aí, seria recebido pelas comissárias escolares Diane Barbosa, Maria Carvalho e Stefanie Pestana, pela directora do ensino bilingue e ESL da cidade, a portuguesa Sandra Nunes, e por uma larga comitiva de educadores: Jennifer Cedeno (Assistant Superintendent of Teaching and Learning), Diana Pinto-Gomez (Director of Special Services), Ileana Mena (Supervisor of World Languages), Jenny Reguinho, Principal (Terence C. Reilly (School No. 7), Andreia Milano (Vice Principal, Jerome Dunn Academy School No. 9), Cristina Viegas, Principal (Abraham Lincoln School No. 14), Diane Matos Reis*, Principal (Sonia Sotomayor School School No. 25), Christina Francisco, Principal, Vera Matos-Pereira, Vice Principal (Chessie Dentley Roberts Academy School No. 30) e Liliana Dias, Vice Principal.
Naquela escola secundária, Luís Sequeira teve oportunidade e ir à sala de aulas do professor de português Emanuel Araújo, onde teve oportunidade de participar numa sessão de perguntas e respostas.
A comitiva seguiria posteriormente para a sede do PISC, onde o presidente Fernando Albuquerque receberia o cônsul-geral à porta, acompanhado pelos seguintes membros dos corpos directivos: Sergio Granados, Maria Carvalho, Jennifer Costa, Idalina Grova Lopes e Carla da Silva.
No PISC, visitou as instalações da sede, passando pelo salão nobre, pela Escola “Amadeu Correia” e pelo respectivo museu.
Participaram ainda nesta visita os seguintes elementos: subxerife Victor Manata, agente Michael Figueiredo, capitão John da Silva e subchefe Mike Mateiro (Bombeiros de Elizabeth), sargento Orlando Barros e Tony Teixeira, chefe de gabinete do senador Nick Scutari.
A visita terminaria no conhecido restaurante “Valença”, onde grande parte das entidades envolvidas almoçaria.