NEW JERSEY: Embaixada serrana recebida no ‘City Hall’ de Newark e no Consulado-Geral
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Está nos Estados Unidos, até pelo menos o início da próxima semana, uma embaixada de autarcas e outros elementos da região nortenha da Serra da Estrela. A deslocação a New Jersey acontece no âmbito do 37.º Festival do Queijo da Serra, que termina domingo com uma gala no salão nobre do Portuguese Instructive Social Clube (PISC), da cidade de Elizabeth, e que percorreu já vários estados da Costa Leste. O evento é organizado pelo Centro Cultural ‘Os Serranos’, com sede em Newark.
Na quinta-feira, os presidentes das câmaras municipais da Guarda e da Covilhã, Sérgio Costa e Vítor Pereira, respectivamente, acompanhados pela presidente do C.C. ‘Os Serranos’, Matilde Rebelo, e por outros elementos directivos, fizeram uma visita à Câmara Municipal de Newark, onde foram recebidos pelo único membro português do Conselho Municipal local, o vereador Augusto Amador.
Ali, os autarcas puderam passar pelo gabinete do legislador municipal e ainda pela sala onde se reúne o Conselho; Amador fez uma descrição pormenorizada da orgânica de funcionamento do governo local e falou ainda do papel que tem desenvolvido na política nos últimos 24 anos.
Os autarcas de cá e de lá trocaram galhardetes, com Augusto Amador a marcar a visita com a entrega de uma ‘Resolution’ oficial atribuída por aquele órgão governativo aos dois presidentes de câmara.
A comitiva inclui ainda José Valbom, segunda figura da Assembleia Municipal da Guarda e Delegado de Saúde do Concelho da Guarda e o arquitecto António Saraiva, da direcção do C.C. ‘Os Serranos’; espera-se que, na gala de domingo, estejam ainda os autarcas de Sernancelhe e de Peso da Régua.
Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, eleito em Setembro de 2021 como independente, revelou ao jornal LUSO-AMERICANO estar a fazer a sua primeira deslocação aos Estados Unidos de sempre. Atravessar o Atlântico e receber o abraço de tantos conterrâneos, “é fantástico, é excelente, eu diria mesmo mais: que coisa linda!”, considera. “Depois de quase 8 horas de avião, chegamos aqui a Newark e encontramos uma comunidade tão unida, com peso local, a representar a zona da Serra da Estrela, que aqui vive exactamente da mesma forma como poderiam estar a viver lá.”
Acrescenta o autarca da capital do distrito da zona da Serra da Estrela: “Foi uma grande surpresa. Num jantar que já tivemos, comemos aqui aquilo que nós comemos em Portugal, na nossa terra. Ou seja, estamos separados pelo mar, mas os nossos corações estão efectivamente muito unidos. É importante continuar a manter estas raízes, a afirmação da vossa identidade e território” – nota. “E nós, como politicos, temos de dar apoio a esta gente.”
Sérgio Costa termina referindo: “Vemos pelo caso dos EUA que aquilo que nos afasta, também é aquilo que muitas vezes no aproxima. O coração desta gente aqui em New Jersey está muito próximo de Portugal e nós temos de estar próximos deles também.”