NEW JERSEY: HÁ DOIS NOVOS SARGENTOS LUSO-DESCENDENTES NA POLÍCIA DE UNION

Por HENRIQUE MANO | Union, NJ

Os luso-americanos Sergio Pereira e Cristiano Ribau foram promovidos quinta-feira, dia 15 de Fevereiro, à patente de sargento na Polícia de Union. A cerimónia, a que participaram na companhia de familiares e colegas, decorreu no edifício da câmara municipal, com a presença do ‘mayor’ Manny Figueiredo e de várias outras entidades.

O sargento Sérgio Campos Pereira nasceu em Newark, NJ, há 42 anos, filho de emigrantes de Arcos de Valdevez. Em 2007, após ter feito o liceu de Union e depois de passagem breve pelo Union County Sheriff’s Office, juntou-se à polícia local, afecto à unidade de patrulha.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Os novos sargentos da Polícia de Union, NJ, Sergio Pereira e Cristiano Ribau

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O sargento Sergio Pereira com a esposa e o filho na cerimónia

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O sargento Sergio Pereira com os pais na cerimónia

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O sargento Sergio Pereira na cerimónia

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Os novos sargentos da Polícia de Union, NJ, Sergio Pereira e Cristiano Ribau

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O sargento Cristiano Ribau com a esposa e a filha na cerimónia

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O sargento Cristiano Ribau na cerimónia

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O sargento Cristiano Ribau na cerimónia

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O sargento Sergio Pereira na cerimónia

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Os novos sargentos da Polícia de Union, NJ, Sergio Pereira e Cristiano Ribau com o ‘mayor’ Manny Figueiredo

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Os novos sargentos da Polícia de Union, NJ, Sergio Pereira e Cristiano Ribau com colegas luso-americanos e o ‘mayor’ Manny Figueiredo

A sua formação técnica inclui passagem pelo Lincoln Technical Institute de New Jersey, onde se formou em 2005.

Ao longo da sua carreira, Sergio Pereira tornou-se instrutor e passou por diferentes unidades policiais – da Street Crimes/TAC Unit à Emergency Response Team. Em 2016, foi promovido a detective, funções que desempenhou até à sua promoção a sargento.

É recipiente de vários prémios e distinções no sector da polícia, para além de membro da PAPA (Portuguese-American Police Association).

Está casado com Linnet Pereira e é pai de um rapaz, Jason, de 11 anos.

A Polícia de Union tem 140 agentes e perto de duas dezenas são de origem portuguesa, entre os quais alguns sargentos e tenentes.

Cristiano Ribau, 41, por seu lado, também nasceu em Newark, NJ, mas filho de emigrantes de Gafanha da Encarnação. Após o liceu em Hillside, feito em 2001, alistou-se no serviço militar, enquadrado no 1.º Batalhão do 5.º Regimento da Marinha – tendo feito três missões no Iraque durante a Operação “Freedom 1” e “Freedom II”.

Em Julho de 2007, tornou-se agente policial em Union, chegando também a instrutor e passando por diversas unidades; é igualmente activo no movimento sindical, sendo mesmo vice-Presidente da PBA Local #69.

Ambos os sargentos falam português.