NEW JERSEY | Isabel Costa homenageada pela ‘Arthritis Foundation’

Por HENRIQUE MANO | Somerset, NJ

A empresária e defensora de causas comunitárias ligadas à área da saúde Isabel Costa, de Newark, foi quarta-feira passada, 26 de Abril, alvo de uma homenagem por parte do braço de New Jersey da Arthritis Foundation, uma organização nacional cujo papel é despertar a consciência para a patologia e angariar fundos para a descoberta da sua cura.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Isabel Costa, o filho John Brilhante, os netos Tyler e Spencer e o bispo Nicholas DiMarzio

A cerimónia, que decorreu em Somerset, contou com a presença de várias personalidades que se quiseram associar à homenagem – nomeadamente o xerife Armando Fontoura, o subxerife John Gonçalves, o bispo Nicholas DiMarzio, o gestor John Bonamo, ex-CEO do Cooperman Barnabas Medical Center, Richard Suarez, antigo presidente do Local 1235 e ainda figuras empresariais como Mário Ferreira, Tony Seabra, Carlos Couto, Vítor Santos, Pedro Belo e outros.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Isabel Costa na sua intervenção

Conhecida, entre outras causas, pelo seu trabalho de ligação entre a comunidade portuguesa e o gigante médico RWJBarnabas Health, Isabel Costa, 81, natural de Ponta Delgada, Açores, foi agraciada com o prémio de Liderança Comunitária de 2023.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Richard Suares, Carlos Couto, Armando Fontoura, Lou LaSalle e Mário Ferreira

“Infelizmente para a nossa comunidade, só há uma Isabel Costa”, afirma o xerife Armando Fontoura, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “Tem sido uma figura essencial na ajuda a muitas pessoas necessitadas em Newark; nestes 40 anos em que já a conheço, já fez mais em prol de quem precisa do que todas as figuras políticas eleitas na nossa área. É muito persistente e resiliente e não desiste das causas em que acredita”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Rose Marie Ambrosia, Isabel Costa e Rachel Fuda

O bispo Nicholas DiMarzio, figura conhecida da igreja católica nos EUA, diz já conhecer Isabel Costa há mais de 35 anos – “é uma das melhores pessoas que já conheci, com um coração de ouro, que até a sua ocupação profissional utiliza em prol de quem precisa. É uma vocação que nasceu com ela, ajuda todas as comunidades, foi uma grande defensora do hospital St. James, que infelizmente encerrou. É como um anjo na terra”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Bispo Nicholas DiMarzio, Isabel Costa e Tony Seabra

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Subxerife John Gonçalves, Toni Ann Gonçalves, Isabel Costa e tenente Helena Oliveira

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Bispo Nicholas DiMarzio, xerife Armando Fontoura, Isabel Costa e Fernanda Ottávio

No estilo que se lhe conhece, ao aceitar a distinção, Isabel Costa disse não merecer o prémio, preferindo dedicar a sua intervenção às muitas pessoas e entidades com quem tem podido contar para levar a cabo as suas muitas obras humanitárias.