NEW JERSEY | Líder sindical do Local 472 integra uma das equipas de acção da governadora-eleita Mikie Sherrill
• Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ
Manny Amador, secretário-geral (“business manager”) do poderoso sindicato de construção pesada Local 472, foi seleccionado para integrar uma das equipas de acção da governadora-eleita de New Jersey, Mikie Sherrill, no âmbito da estratégia de transição para a nova administração estadual.
A governadora-eleita anunciou uma iniciativa “ambiciosa e colaborativa”, composta por dez equipas de acção formadas por especialistas de New Jersey e a nível nacional, que terão como missão delinear prioridades e assegurar que a nova liderança “entra em funções preparada para agir logo no primeiro dia”. Estas equipas integram membros com experiência diversificada, com contributos recolhidos entre especialistas do estado e de todo o país.

Foto: CORTESIA LOCAL 472 | O secretário-geral do Local 472, Manny Amador, e a governadora-eleita (ainda candidata) na sede do sindicato de construção pesada em Newark
O Local 472, fundado em 1932 e sediado no bairro do Ironbound, em Newark, NJ, representa mais de 7 mil trabalhadores, aos quais se somam cerca de 35 mil familiares dependentes de benefícios como o seguro de saúde. Afiliado à LIUNA, é um dos sindicatos mais influentes na construção de grandes infra-estruturas (auto-estradas, pontes, túneis, sistemas de esgotos e oleodutos), abrangendo 12 condados do norte de New Jersey.
Manny Amador Jr., nascido em Newark em 1968, é filho de emigrantes da Murtosa (Aveiro). O pai, já falecido, foi também trabalhador da construção e membro histórico do Local 472. O líder sindical estudou na Wilson Avenue School e completou o secundário no East Side High School em 1986. Começou a vida profissional na área portuária de Newark, onde aderiu ao sindicato do sector (ILA Union). Dois anos depois ingressou no sector da construção pesada, passando a integrar o Local 472.

Foto: CORTESIA LOCAL 472 | O secretário-geral do Local 472, Manny Amador, não evento na sede da entidade onde foi declarado o apoio à campanha da candidata democrata
De trabalhador no terreno, foi subindo na estrutura até que, em 2010, a convite de Tony Oliveira, entrou para a área administrativa do sindicato, onde percorreu todos os escalões até assumir a vice-presidência – cargo que exerceu antes da actual nomeação para secretário-geral.
Em declarações exclusivas ao LUSO-AMERICANO, Amador reagiu com orgulho à integração na task force: “O meu papel enquanto membro do painel da Interdisciplinary Advisory Task Force da Governadora será o de oferecer a perspectiva de um líder laboral sobre infra-estruturas, energia limpa, saúde e segurança, e protecções salariais”.
E adianta: “Irei colaborar com a equipa para desenvolver novas políticas e iniciativas laborais, focadas na criação de emprego e em garantir uma transição suave para a nova administração.”

Foto: CORTESIA LOCAL 472 | Símbolo do Local 472, com sede no Ironbound
A participação de Manny Amador reforça a presença luso-americana nas estruturas políticas e laborais do estado, ao mesmo tempo que sublinha o peso crescente da comunidade portuguesa nas dinâmicas sociais e económicas de New Jersey.
Lembre-se que, à semelhança do que também adiantámos na nossa edição de 4.ª feira passada, fazem ainda parte da task force os luso-americanos Anthony Abrantes, Maria Carvalho, Juston Braz e Connie Sanchrez.

