NEW JERSEY: Luso-americanos reconhecidos por actos de bravura

• Por HENRIQUE MANO | Newark, NJ

Pelo menos três luso-americanos foram reconhecidos dia 5 de Maio passado durante a 59.ª edição anual do ‘Public Safety Valor Awards Luncheon’, promovida pelo ‘Two Hundred Club’ do condado de Essex, estado de New Jersey. O evento decorreu em Belleville e serviu para reconhecer actos de bravura e coragem de agentes policiais e profissionais da protecção civil.

O clube, fundado em 1966, já angariou milhões de dólares para uma nobre causa: a assistência e apoio a famílias de polícias e bombeiros que pereceram no exercício das suas funções.

Na impossibilidade de poder estar presente, o xerife Amir D. Jones fez-se representar na cerimónia pelo seu antecessor, o português Armando Fontoura, que, desta forma, prestou também homenagem aos 20 polícias e 6 bombeiros ali reconhecidos.

Foto: CORTESIA BOMBEIROS DE NEWARK/LUSO-AMERICANO | O capitão Valter Pires, dos Bombeiros de Newark, NJ

Foto: CORTESIA ESSEX COUNTY SHERIFF’S OFFICE | O capitão Valter Pires, dos Bombeiros de Newark, NJ (segundo da esquerda) com outros homenageados e o Director de Segurança Pública de Newark, Emanuel Miranda (direita)

A bravura de profissionais lusos não esteve à margem do evento, tendo sido reconhecidos o tenente João Henriques, da Polícia de Newark, e os capitães Dionisio Brás e Valter Pires, dos Bombeiros da mesma cidade.

O tenente João Henriques esteve envolvido numa situação envolvendo uma arma de fogo a que deu resposta a Polícia de Irvington e que terminou no desarmamento e na prisão do suspeito, sem perdas de vida.

Foto: CORTESIA ESSEX COUNTY SHERIFF’S OFFICE | O tenente João (John) Henriques, ao centro, com a placa que lhe foi entregue; à esquerda está o Director de Segurança Pública de Newark, Emanuel Miranda e à direita a Chefe Sharonda Morris

O tenente Henriques nasceu em Newark, NJ, filho de emigrantes de Bunheiro-Murtosa (distrito de Aveiro); tinha 26 anos quando, após passagem pela academia policial de treino, se juntou à Polícia de Newark. Subiria a tenente em 2018, estando hoje como comandante da divisão de combate à criminalidade juvenil.

O prémio atribuído ao capitão Dionisio Brás resulta do seu envolvimento numa pronta operação de resgate de um homem no rio Passaic, que lhe terá salvo a vida.

Foto: CORTESIA BOMBEIROS DE NEWARK / LUSO-AMERICANO | O capitão Dionisio Brás, dos Bombeiros de Newark, NJ

Foto: CORTESIA E.C.S.O. | O capitão Dionisio Brás, 2.º da esquerda, e outros homenageados

O capitão Brás nasceu em Livingston, NJ, filho de pai tondelense e de mãe natural de Mortágua; aos 28 anos de idade, após ter iniciado carreira como técnico socorrista, juntou-se aos Bombeiros de Newark, com. A sua elevação a capitão viria a chegar em 2019, estando agora afecto ao quartel Ladder 8/Engine 16, na Ferry Street.

Por fim, o capitão Valter Pires recebeu o ‘Meritorious Service Award’ pela sua participação num combate a um incêndio num edifício onde foram salvos 4 profissionais de protecção civil.

O capitão Pires nasceu em Nobrijo, Branca-Águeda, e cresceu entre Newark e East Newark; esteve nos fuzileiros navais norte-americanos durante 6 anos antes de, aos 24 anos, se tornar “soldado da paz” em Newark. Em 2024, foi promovido a capitão.