NEW JERSEY | Manuel Figueiredo toma posse a 1 de Janeiro para sexto mandato de vereador – mas deixa cargo de “mayor”
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
O actual Presidente da Câmara do Município de Union, no estado norte-americano de New Jersey, Manuel Figueiredo, confirmou ao jornal LUSO-AMERICANO que não se vai manter no cargo a partir do dia 1 de Janeiro de 2025.
A posição de “mayor” em Union é rotativa, cabendo aos diferentes membros do Conselho Municipal (os vereadores) assumir essa tarefa.
No entanto, no primeiro plenário do Conselho Municipal, ao meio-dia de 1 de Janeiro de 2025, Manuel Figueiredo, que alinha pelo partido democrata, tomará posse o para o seu sexto mandato de vereador.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da câmara municipal de Union, no estado de New Jersey
O luso-descendente foi reeleito nas eleições gerais do passado dia 5 de Novembro e tem, assim, garantido o seu lugar no Conselho para mais um mandato.
Enquanto presidente da câmara, Manuel Figueiredo chegou a ter como vice-presidente a também luso-americana Suzette Cavadas (hoje juíza municipal). E, muito embora estes vereadores tenham já ocupado ambos o cargo rotativo de ‘mayor’, foi a primeira vez que, em simultâneo, desempenharam aquelas funções. Não há registo, de facto, de qualquer outra municipalidade no ‘Estado Jardim’ que tivesse tido dois luso-americanos naquelas funções, ao mesmo tempo.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ainda “mayor” Manuel Figueiredo na sala dos Conselho Municipal
Figueiredo e Cavadas foram, ainda, os primeiros luso-eleitos em Union, marcando uma viragem importante naquele município de abertura política à comunidade portuguesa, que está hoje bem estabelecida na região, devendo constituir cerca de 8% da população total.
É o conselho municipal, constituído por cinco vereadores, que decide em voto interno quem assume aqueles cargos de chefia; e, embora o cargo de vereador seja de 3 anos, o de ‘mayor’ e ‘vice-mayor’ (de 2013 a esta parte) é de dois.
O ‘mayor’ Figueiredo nasceu em Newark, filho de emigrantes da Guarda (Beira Alta). O pai teve o 3.º restaurante português aberto no Ironbound, a seguir ao ‘Ibéria’ e ao ‘Roque & Rebelo’, e também baptizou o ’Sagres’, em 1967.
Figueiredo formou-se pela então Kean College e deu aulas de matemática durante 25 anos no ensino básico, ao mesmo tempo que fazia carreira paralela como músico (chegou a integrar a banda de Orlando Pinho).
A sua primeira ‘aventura’ política levou-o ao Comité Escolar de Union; há 13 anos, atirou-se ao lugar de vereador, sempre pelo partido democrata, onde ainda se mantém.
Union, no condado do mesmo nome, já supera os 60 mil habitantes e conta com orçamento acima dos $100 milhões para se gerir. A presença portuguesa é hoje muito acentuada – “a maior parte das pessoas vem das comunidades de Elizabeth e Newark”, afirma o ‘mayor’ Figueiredo – devendo rondar as quatro mil pessoas. Para além da PACA (Portuguese-American Cultural Association), os luso-residentes contam ainda com uma escola do ensino do português.
Bem estabelecida, a presença portuguesa contribui para o progresso de Union com uma mão-cheia de profissionais liberais e várias empresas e estabelecimentos comerciais.