NEW JERSEY MARCA PRESENÇA EM SESSÃO DO CONSELHO DA DIÁSPORA AÇORIANA
A 1.ª Sessão Plenária do Conselho da Diáspora Açoriana realizou-se em três ilhas do arquipélago dos Açores de 15 a 17 do mês de Março, com a participação dos dois conselheiros de New Jersey, Katherine Soares e David Rebelo Pimentel. O evento desdobrou-de entre as ilhas Terceira, São Miguel e Faial.
O Conselho é composto por 35 elementos, 19 dos quais eleitos pelos círculos da Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Uruguai, Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira e Resto do Mundo.
O Conselho da Diáspora Açoriana é um órgão consultivo do Governo Regional dos Açores e foi instituído em 2019 pela Assembleia Legislativa Regional, tendo sido votado e aprovado por unanimidade por todos os partidos presentes. O Conselho foi eleitoralmente constituído em 2021.
O encontro iniciou-se dia 15 de Março, na ilha Terceira, mais precisamente na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (cidade classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade). Após a recepção dos Conselheiros, feita pelo Presidente da Câmara José Gabriel do Álamo Meneses, foi proporcionada uma visita guiada a esta cidade, em que o cicerone foi o historiador Francisco Maduro Dias, que, como profundo conhecedor, não só mostrou os lugares emblemáticos, mas também contou a história dos mesmos, ao pormenor.
Os Conselheiros apresentaram cumprimentos ao Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, no Palácio dos Capitães-Generais, com direito a visita ao Palácio, edifício que foi construído no século XVI para efeitos de estudos Jesuítas.
No dia 16 de Março, e já na ilha de S. Miguel, os Conselheiros fizeram uma visita guiada patrocinada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. Desta feita, o guia foi José de Mello, historiador e attaché cultural da Câmara Municipal de Ponta Delgada. A seguir, apresentaram cumprimentos ao Vice-Presidente da Câmara, Pedro Furtado.
A seguir, os conselheiros foram recebidos pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, na residência oficial, o Palácio de Sant’Ana. Tiveram oportunidade também de se apresentarem pessoalmente como representantes das suas comunidades.
No mesmo dia, pela tarde, decorreu a primeira sessão plenária, no Palácio da Conceição, presidida pelo Presidente do Governo, que frisou os aspectos importantes na base da instalação deste Conselho, e o que esperava de cada um dos Conselheiros. Estes fizeram, cada um, uma intervenção, interpretando a sua missão individual e colectiva. Todos delinearam o que esperavam contribuir e o que esperam concretizar através das propostas apresentadas para depois serem mais desenvolvidas.
Durante os trabalhos oficiais, foram formadas, através de voto por unanimidade, quatro Comissões:
• 1ª Constituída pelos Conselheiros do Brasil e Uruguai
• 2ª Constituída pelos Conselheiros dos Estados Unidos e Bermuda
• 3ª Constituída pelos Conselheiros do Canadá
• 4ª Constituída pelos Conselheiros de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira, Resto do Mundo, Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA), Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) e Associações de Emigrantes dos Açores (AEAzores).
No último dia do programa, a 17 de Março, os Conselheiros viajaram para a cidade da Horta, na ilha do Faial. Foram recebidos pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia. Cada um dos Conselheiros teve mais uma oportunidade de discursar. No final, Garcia não só agradeceu, como anunciou que ficou emocionado pelos testemunhos dados pelos conselheiros e que, na sua opinião, este encontro foi dos dias mais importantes enquanto Presidente da Assembleia Legislativa.
Ao jornal LUSO-AMERICANO, o conselheiro David Rebelo Pimentel confidenciou que, “enquanto açor-descente e conselheiro da diáspora, considero que devemos unir forças e estratégias para mudar o antigo paradigma: açorianos das ilhas Versus açorianos de fora.”
Pimentel, que tem fortes elos de ligação ao Clube Açores de Newark, considera ainda importante “canalizar a nossa força económica, política e intelectual para ajudar a (re)escrever uma história mais risonha e abrangente para os açorianos, tanto para os que vivem nas ilhas, como para aqueles que estão espalhados como sementes, pelo mundo fora. Sementes que, com um cuidado diferente, germinarão e darão vantajosos frutos.”
O conselheiro de New Jersey diz, a terminar, estar “empenhado em executar o que pediu o Presidente do Governo, na cerimónia da tomada de posse do Conselho da Diáspora Açoriana, ou seja, um projecto que nos permita, e cito, ‘juntar a raiz dos que ficaram, às asas dos que partiram.’”
Por sua vez, a conselheira Katherine S. Soares rematou: “Sinto que esta semana foi de um nível acrescido de produção e desenvolvimento estrutural no que diz respeito ao futuro da ligação entre os Açores e a diáspora açoriana. Durante esta semana, ficamos a saber que, a nível percentual, a diáspora açoriana é a maior diáspora do mundo – há mais de 5 vezes mais açorianos e açor-descendentes fora dos Açores do que na região.”
Soares, que acumula ainda o cargo de presidente do PALCUS, adianta que “nos foi entregue o dever de dar voz a esta diáspora, que é composta pelos corajosos que saíram dos Açores com destino incerto em busca de uma vida melhor e, também, pelos seus descendentes que, mesmo sem conhecer a terra dos seus antepassados, nutrem um amor pelas suas raízes de ilhéus. Cabe-nos a nós, os Conselheiros da Diáspora Açoriana, trabalhar para estreitar estes laços e ligar cada vez mais os Açores ao seu mundo.”
Toda a organização deste encontro esteve a cargo da Direcção Regional das Comunidades, liderada pelo Director Regional das Comunidades, José Andrade.
Conselheiros eleitos:
BERMUDAS: Alexandre Moniz
RIO GRANDE DO SUL (BRASIL): Régis Gomes
RIO DE JANEIRO (BRASIL): Daniel Gonçalves
SANTA CATARINA (BRASIL): Willian
SÃO PAULO (BRASIL): José Jacob São Paulo
RESTANTES ESTADOS BRASILEIROS: Aristides Bittencourt
BRITISHO CVOLUMBIA (CANADÁ): José Eduardo Bettencourt Pinto
MANITOBA (CANADÁ): Paulo Cabral Manitoba
ONTÁRIO (CANADÁ): Matthew Correia
QUÉBEQUE (CANADÁ): Victor Faria
RESTANTES PROVÍNCIAS E TERRITÓRIOS DO CANADÁ: Carlos de Almeida
CALIFÓRNIA (EUA): Zeto Carvalho
MASSACHUSETTS (EUA): Rui Baptista
RHODE ISLAND (EUA): Márcia Sousa da Ponte Rhode
RESTANTES ESTADOS AMERICANOS: Katherine S. Soares e David Rebelo Pimentel
URUGUAI: Gladys Diaz
PORTUGAL CONTINENTAL: Manuela Meneses
R.A. DA MADEIRA: Eduardo Borba da Silva