NEW JERSEY | Portuguese-American Association of Hillside vai ser dissolvida
Por HENRIQUE MANo | News Editor
Menos de 5 anos depois de ter surgido, a Portuguese-American Association of Hillside, do estado de New Jersey, está em processo de disolvição por falta de associados. Fundada na segunda metade de 2019, a organização viu o seu lançamento afectado pela COVID-19, mas, ainda assim, tentou tornar-se numa alternativa válida a outros clubes de Newark e do condado de Union.
A informação foi adiantada ao jornal LUSO-AMERICANO por um dos seus directores, Daniel Graça, que fez as vezes de tesoureiro.
A associação teve como pioneira (e 1.ª Presidente) a emigrante transmontana de Chaves Fátima Casas, proprietária ide estabelecimentos comerciais na zona de Hillside “que notou que os seus clientes manifestavam a vontade em, ver criado um clube que constituísse uma alternativa a Union, Elizabeth ou Newark”, conta Graça, ele próprio natural de Ovar e residente em Hillside desde 1977.
A Portuguese-American Association of Hillside não foi a primeira agremiação do género no município, tendo já existido outro clube na região, igualmente desaparecido ou inactivo.
Sem sede própria, a associação recorria ao aluguer de espaços diversos para realizar os seus eventos – e chegou mesmo a realizar a cerimónia do içar da bandeira no Dia de Portugal na câmara local, entre outros. “No início o entusiasmo era grande, mas depois surgiu a pandemia”, refere Daniel Graça. “A ideia foi sempre promover a cultura portuguesa em Hillside e criar representatividade para a nossa gente”.
De acordo com Daniel Graça, os fundos de que ainda dispõe no banco serão distribuídos pelas associações que, ao longo destes poucos anos, sempre se prontificaram a ajudar.