NEW JERSEY. Quarta subida de preços é aprovada em orçamento da Port Authority e Parkway para 2025
Os responsáveis da NJ Turnpike Authority aprovaram esta terça-feira um orçamento no valor total de 2,7 mil milhões de dólares para ano de 2025 – que inclui o quarto aumento de 3% nas portagens desde 2020 na Turnpike e na Garden State Parkway.
A votação para aprovar o orçamento ocorreu depois de um grupo de condutores ter apelado ao governador Phil Murphy para o vetar.
“No ano passado, o governador vetou temporariamente o aumento de 3% das portagens e este ano estará sob ainda mais pressão para o fazer em resposta às conclusões
desta eleição (e) à importância de não ser surdo às preocupações económicas da classe média”, disse Steve Carrellas da Associação Nacional de Motoristas. “Não se surpreendam se os candidatos a governador de ambos os partidos fizerem disto um tema de campanha no próximo ano.”
O aumento de 3% das portagens representa o quinto realizado desde o ano de 2020, quando a autoridade se deu a capacidade de aumentar automaticamente as mesmas em 3% ao ano, através de um processo denominado indexação. Isto resultou num aumento dos valores em 36% na Turnpike e 27% na Parkway , nesse mesmo ano.
Com os subsequentes aumentos anuais das portagens a partir de 2022, o orçamento proposto para 2025 levaria ao aumento total desde 2020 para 45% na Turnpike e 36% na Parkway.
“O gov. Murphy deveria vetar este orçamento e, desta vez, forçar um aumento menor”, disse Carrellas após a reunião. “Isto não inclui qualquer aumento, mas qualquer coisa abaixo de 3% é uma vitória.”
A este ritmo, as portagens da Turnpike terão um aumento de 100% ao alcançarem o ano de 2034, enquanto que a Parkway terá um aumento de 100% dois anos depois (2036), em relação às taxas implementadas em 2019, disse.
As mesmas autoridades declararam que um viajante médio verá os valores pagos neste locais aumentarem 16 cêntimos.
Se viajarem de e para o trabalho através da Turnpike durante um período de 250 dias em 2025, o aumento das portagens custará mais 80 dólares, disse Tom Feeney, porta-voz da autoridade.
O que tinha sido um processo inócuo até ao Outono passado, desencadeou um veto temporário ao aumento das portagens ditado pelo governador Phil Murphy, a 26 de Outubro de 2023, dizendo este que não estava satisfeito com a justificação para o aumento e precisava de mais informações sobre o porquê de ser necessário.
Este veto orçamental ocorreu depois dos principais legisladores estaduais democratas terem pedido ao governador – igualmente democrata – o acto de veto dois dias depois dos comissários o terem aprovado, e menos de duas semanas antes de todos os 120 lugares no Legislativo estadual, controlado pelos democratas, serem eleitos.
Os legisladores republicanos também se juntaram ao coro de críticos, dizendo que o viajante médio da Turnpike poderia gastar mais de mil dólares extra por ano para conseguir cobrir este aumento.
Murphy precisou de tempo para analisar os dados e tomar uma decisão informada, no entanto, o aumento de 3% foi oficializado a 30 de Janeiro.
Carrellas apelou a mais transparência sobre quais os indicadores económicos que impulsionam os aumentos anuais das portagens, referindo que outras autoridades baseiam os seus aumentos no índice de preços no consumidor ou noutros indicadores de custo de vida.
“Nesta altura do ano, o público automóvel já espera notícias de outro aumento automático das portagens, com a única pergunta agora a ser “quanto?”, disse Carellas. “Para esta autoridade, a resposta é sempre de 3% através da chamada indexação, mas nunca nos informa sobre as especificidades do índice.”
Os funcionários da Turnpike não mencionaram o aumento das portagens nem discutiram o processo de indexação durante uma breve explicação do orçamento antes de este ser aprovado por unanimidade por 6 votos a0.
“Aproveite a sua vergonhosa falta de transparência, pois ela acabará por voltar para o morder”, disse Carrellas. “Você foi avisado.”
O orçamento de 2,7 mil milhões de dólares referente ao ano de 2025 representa um aumento de 95,3 milhões de dólares, ou 3,7%, em relação ao orçamento de 2024. Inclui um aumento projectado das receitas de portagens de 2,9% na Turnpike e de 3,7% na Parkway, ou um total combinado de 3,1% em comparação com o orçamento de 2024.
O orçamento de recei- tas para 2025 presumiu um aumento de 3% nas taxas de portagem a partir de 1 de Janeiro de 2025.
Aumentos nos custos de seguros e benefícios de saúde, aumentos salariais contratuais e custos mais elevados da Polícia Estadual e de seguros de activos são algumas das razões para o aumento do orçamento, disseram.
O orçamento de 2025 também financia o primeiro contrato de construção para substituir a Ponte da Baía de Newark, que transporta a extensão da Turnpike entre Bayonne e Newark, disse James Carone, director executivo.
Este projecto é a primeira parte do maior e controverso projecto de 10,7 mil milhões de dólares para substituir e ampliar a extensão do condado de Hudson, ao qual se opõem as autoridades de Jersey City e Hoboken.
Os apoiantes e funcionários da Turnpike declararam que a extensão, construída em meados da década de 1950, já passou a sua vida útil.