NEW JERSEY: Roselle vai celebrar Dia de Portugal pela primeira vez na sua história
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O município de Roselle, no condado de Union (estado de New Jersey), vai, pela primeira vez, comemorar oficialmente o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A informação foi adiantada ao jornal LUSO-AMERICANO pela vereadora Isabel Sousa, a primeira portuguesa eleita para o conselho municipal daquela localidade, que tomou posse em Janeiro deste ano.
A comemoração será dia 10 de Junho, a uma segunda-feira, pelas 5:00 horas da tarde, com uma cerimónia do içar da bandeira a decorrer em frente ao edilicio camarário, na Chestnut Street.
O município de Roselle tem cerca de 23 mil habitantes e foi criado em 1894, contando com orçamento anual a rondar os 50 milhões de dólares; entra para a história por ter sido o local onde, em 1883, o primeiro sistema de iluminação eléctrica do mundo empregando cabos aéreos começou a funcionar – construído por Thomas Edison.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vereadora Isabel Sousa
Isabel Sousa nasceu em Lisboa, Portugal, filha de Elvira e Alberto Sousa, e emigrou com tenra idade para Elizabeth, onde viveu 50 anos até se mudar para Roselle. Depois do liceu em Elizabeth, frequentou a Kean University, onde se formou em Letras e Comunicações, apesar de, mais tarde, ter feito outros cursos ligados à área do ensino, leccionando há duas décadas em Elizabeth. Presentemente, está ligada à School 8 onde ensina inglês como segunda língua a alunos da pré-primária à 8.ª classe.