NEW JERSEY: TOMADA DE POSSE DA VEREADORA ISABEL SOUSA
Por HENRIQUE MANO | Roselle, NJ
A educadora lisboeta Isabel Sousa tomou posse sexta-feira do cargo de v vereadora no município de Roselle. A cerimónia, que decorreu nas instalações da câmara municipal, teve carácter histórico, sendo que Sousa é o 1.º membro do Conselho Municipal de Roselle nascido em Portugal.
A nov a legisladora contou com a presença, no evento, dos filhos Carisa e CJ Sousa, assim como de outros familiares e amigos dos tempos do liceu (incluindo o ex-‘freeholder’ do condado de union, Donald Gonçalves).
Para além do ‘mayor’ Donald Shaw (que foi reeleito na mesma noite para um 2.º mandato), marcaram ainda presença o congressista Donald Payne, o senador estadual Joseph Cryan, o comissário do condado Sérgio Granados, o vereador-geral Manny Grova, Jr. (de Elizabeth) e a comissária escolar Maria Carvalho.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | A vereadora Isabel Sousa representa o Bairro 1 de Roselle, NJ
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Familiares presentes à cerimónia
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de tomada de posse da vereadora Isabel Sousa
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de tomada de posse da vereadora Isabel Sousa
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de tomada de posse da vereadora Isabel Sousa
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de tomada de posse da vereadora Isabel Sousa
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de tomada de posse da vereadora Isabel Sousa (aqui com o chefe-interino da Polícia de Roselle, Hélder Freire)
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de tomada de posse da vereadora Isabel Sousa – aqui com o vereador-geral Manny Grova, Jr. e a comissária Maria Carvalho
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia de tomada de posse da vereadora Isabel Sousa (com os filhos JC e Carissa)
“Para mim representa uma grande responsabilidade ocupar este cargo”, afirma a vereadora Isabel Sousa, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Não sou vou representar a comunidade luso-americana, como todos os moradores de Roselle. Creio que quando a geração de emigrantes como os meus pais vieram para a América, nunca imaginaram o peso político que os portugueses iriam um dia ter”.
Sousa garante ir empenhar-se “para fazer o meu melhor em prol de Roselle.
Este país é feito de emigrantes de todas as partes do mundo. Vou cumprir o meu papel com honestidade, fé e trabalho árduo, em conjunto com o nosso ‘mayor’, os outros vereadores e todos os residentes do município”.
O vereador-geral Manny Grova, Jr., da vizinha cidade de Elizabeth, que conhece a família de Isabel Sousa, deixa uma mensagem de incentivo à vereadora, eleita pelo Bairro 1: “Tenho muito orgulho em ver outra portuguesa eleita no estado de New Jersey. Conhecia o pai da Isabel e estou satisfeito que se tenha lançado na carreira política. O serviço público não é fácil, mas sei que ela tem a sabedoria necessária para vir a fazer um bom trabalho”.
Localizado no condado de Union, o município de Roselle tem cerca de 23 mil habitantes e foi criado em 1894, contando com orçamento anual a rondar os 50 milhões de dólares; entra para a história por ter sido o local onde, em 1883, o primeiro sistema de iluminação eléctrica do mundo empregando cabos aéreos começou a funcionar – construído por Thomas Edison.