NEW JERSEY. Estado Jardim vai permitir que condutores obtenham carta de condução em formato digital
O Governador de New Jersey, Phil Murphy, assinou uma lei que obriga a Comissão de Veículos Motorizados do estado (New Jersey Motor Vehicle Commission) a criar cartas de condução e cartões de identificação digitais.
“As cartas de condução digitais vão tornar a vida dos condutores em New Jersey mais simples”, afirmou Murphy. “A inovação tem sido sempre uma das marcas distintivas do nosso estado, e a minha administração tem procurado promover soluções práticas que melhorem o quotidiano dos cidadãos. Ao trazer os serviços públicos para a era digital, estamos a estabelecer um novo padrão para a forma como o público interage com as entidades governamentais.”
As cartas de condução digitais são frequentemente designadas como cartas de condução móveis ou mDL (mobile driver’s licenses, na sigla em inglês).
Em Janeiro do ano passado, foi noticiado que o Comité de Transportes do Senado tinha votado a favor da aprovação do projecto de lei.
Actualmente, 15 estados norte-americanos e Porto Rico já implementaram programas de mDL, com mais 10 estados e Washington, D.C. a planearem seguir o exemplo.
O projecto de lei prevê várias medidas de protecção da segurança e privacidade dos utilizadores.
Os principais apoiantes da legislação A3518/ S1297 são a deputada Annette Quijano, o deputado William Sampson IV, o deputado Clinton Calabrese, a então senadora Nellie Pou e o senador Patrick Diegnan.
A adesão à carta de condução digital será voluntária, permitindo que os cidadãos continuem a utilizar o cartão físico, se assim o desejarem.
A lei concede à Comissão de Veículos Motorizados um prazo de alguns anos para implementar a carta de condução digital no telemóvel dos condutores.

