New York Red Bulls recebem FC Barcelona, numa noite em que várias estrelas iluminaram o Red Bull Arena

Por: Guilherme Cerqueira

Sábado, dia 30 de Julho, os New York Red Bulls receberam o FC Barcelona na Red Bull Arena, para o último jogo de pré-época, na sua tour americana.

Por volta do meio-dia, muitos fãs já se encontravam nas imediações do estádio. O parque de estacionamento mais próximo já fervilhava de entusiasmo. Muitas pessoas de várias partes do país chegaram mais cedo para partilharem a sua paixão pelo futebol e usufruírem de tempo em família e com amigos. Foi uma festa.

Só em ocasiões especiais como esta, se pode assistir ao FC Barcelona  nos EUA e é um privilégio poder ver ao vivo alguns dos melhores jogadores do mundo.

O Barcelona vem de algumas temporadas menos brilhantes. Apesar de ser um clube habituado a lutar por títulos e a vence-los, nos últimos tem tido mais dificuldade em atingir esses objectivos.

A temporada que agora começa traz expectativas elevadas, pois com Xavi como treinador (o experiente ex-jogador e referência do FC Barcelona) e as novas contratações como Ra-phinha ou Aubameyang, muitos entusiastas acreditam que o clube pode voltar a ser tão competitivo como era não num passado muito longínquo.

Por outro lado, os New York Red Bulls estão já a meio daquilo que tem sido uma boa temporada, estando em posição de acesso aos “play-offs” da Major League Soccer.

Previa-se um jogo bem disputado entre duas boas equipas e com uma audiência vibrante.

 O jogo começou às 7 horas da tarde, com jogadores como Frenkie de Jong, Sergio Busquets e Jordi Alba no onze inicial, foi o Barcelona que controlou os primeiros minutos do jogo.

Contudo, a primeira oportunidade de golo pertenceu aos Red Bulls, com um remate ligeiramente por cima da baliza, por Cameron Harper.

O FC Barcelona teve várias oportunidades de golo na primeira parte e o mundo pôde ver  a forma surpreendentemente fácil com Robert Lewandowski consegue sair de situações difíceis e criar oportunidades de golo. O avançado polaco de 33 anos é a mais recente transferência do Barcelona, após trocar o Bayern de Munique pelo clube catalão.

Apesar da supremacia do Barcelona, os New York Red Bulls conseguiram manter o nulo no marcador durante quase toda a primeira parte, com o guarda-redes Carlos Coronel a estar em destaque com algumas boas defesas.

A equipa da casa conseguiu ter também alguns momentos perto da baliza contrária através de contra-ataques, mas sem o sucesso desejado.

No entanto, ao minuto 40, após uma boa jogada colectiva, Ousmane Dembélé apareceu na cara do guarda-redes e não perdoou. O avançado francês fez o 1-0 para o Barcelona.

Pouco depois ouviu-se o apito para o final da primeira parte e as equipas recolheram aos balneários.

Enquanto os jogadores descansavam e ouviam os discursos dos seus treinadores, o público do Red Bull Arena foi palco de uma actuação das artistas Lauren Hashian e Naz Tokio, que foram acompanhadas pelo emblemático actor de Hollywood e lutador de Wrestling, Dwayne “The Rock” Johnson.

Após o momento musical, os fãs de futebol foram ainda presenteados com uma recepção ao antigo jogador do FC Barcelona e dos New York Red Bulls, Thierry Henry. O antigo avançado francês subiu ao relvado com uma camisola mista com os dois emblemas e foi aplaudido por todo o estádio. 

A segunda parte trouxe-nos muitas mudanças, em ambas as equipas e o jogo tornou-se um pouco mais equilibrado.

Os jovens avançados dos Red Bulls tentaram ultrapassar a experiente defesa catalã e, por momentos, conseguiram surpreender os espectadores com alguns bons pormenores.

Todavia, ao minuto 87, a qualidade da equipa do Barcelona veio ao de cima e, ao cair do pano, Memphis Depay  carimbou o resultado final em 2-0, após um excelente passe de Pjanic.

No final de contas, onde os fãs americanos puderam assistir a um jogo bonito, recheado de estrelas e de jovens que querem muito mostrar o seu valor. Os Red Bulls tiveram a oportunidade de mostrar como o futebol tem evoluído neste país.

O FC Barcelona termina assim a sua tour americana e viaja para Espanha, onde irá regressar às competições oficiais, já no próximo dia 7 de Agosto, frente ao Rayo Vallecano.