New York Times diz que Rússia pediu ajuda militar à China

De acordo com o The New York Times, a Rússia pediu à China equipamentos militares e ajuda económica para ultrapassar as sanções ocidentais.

As mesmas fontes não indicaram a natureza exacta da ajuda pedida, nem se a China respondeu.

“Nunca ouvi falar disso”, reagiu um porta-voz da embaixada da China, numa declaração a vários órgãos de comunicação social mundial.

A notícia surgiu numa reunião, em Roma, entre o conselheiro para a segurança do Presidente dos Estados Unidos, Jake Sullivan, e o responsável do Partido Comunista Chinês.

Jake Sullivan – Conselheiro de segurança do Presidente Americano

Os dois responsáveis e respectivas equipas vão analisar os esforços em curso para gerir a concorrência entre os dois países e também debater o impacto da guerra  Russa na segurança regional e mundial.

Em declarações à CNN, Jake Sullivan salientou que os EUA “vigiam estreitamente em que medida a China fornece, de alguma maneira, seja material ou económica, assistência à Rússia”, insiste também que Washington “fez saber a Pequim que não ficará passivo e não deixará qualquer país compensar as perdas da Rússia devidas às sanções económicas”, impostas desde o início da invasão da Ucrânia.

“Haverá, sem dúvida, consequências”, advertiu Jake Sullivan.