NEWARK. 11.ª edição da caminhada solidária ‘Walk For The Cure’ aconteceu este domingo
Por ANGÉLICA PINTO | Newark, NJ
A comunidade portuguesa do Ironbound juntou-se mais uma vez em peso por uma boa causa. Realizou-se no passado domingo de manhã a 11.ª edição da caminhada solidária contra o cancro “Walk for the Cure”, iniciativa organizada pelo vereador do Bairro Leste – Michael Silva.
Foi por volta das 9h00 que se começaram a juntar todos no ponto de partida: o Peter Francisco Park, junto à Newark Penn Station. Pelas 10h00 deu-se início à caminhada, com o grupo de bombos “Os Rouxinóis” da Casa do Minho, a abrir caminho aos participantes, acompanhados pelos membros das forças policiais da cidade, nas suas motas.
Como sobrevivente desta doença que afecta cada vez mais pessoas actualmente, independentemente da sua idade, raça ou estatuto social, o vereador do Bairro Leste explicou aos presentes a importância deste evento:
“É importante estarmos aqui hoje porque o cancro é algo que nos afectou a todos, em qualquer momento das nossas vidas… Tivemos membros da família, amigos… ou conhecemos alguém que provavelmente estaria aqui (a caminhar) mas não pode ou não está mais entre nós”.
“Lutamos todos os dias para encontrar uma cura. Quando isso acontecer, mais ninguém sofrerá ou morrerá pela mesma razão… é por isso que fazemos estas coisas. Como sobrevivente desta doença, é importante estar aqui com vocês e apoiar-vos, e todos juntos apoiarmos quem mais gostamos – seja família ou amigos – que estão a enfrentar esta doença hoje”, explicou Michael Silva.
Terminando o seu discurso, reforçou: “Estamos a caminhar não só pela cura, mas também pelas pessoas que já não podem caminhar aqui hoje”.
Dos mais novos aos mais velhos, todos participantes nesta iniciativa caminharam ao longo da Ferry Street, tendo ainda passado pelas ruas Filmore e Raymond Blvd., antes de darem entrada na Van Buren Street e finalizarem no East Side High School.
É de destacar a participação de vários grupos e clubes locais (como a União de Clubes Luso- Americanos, Sport Club Português, PAPA, PAFA, IBID, entre outros), assim como as figuras municipais e de outros bairros da cidade – sendo o caso dos vereadores Luis Quintana e Anibal Ramos, do Bairro Norte, a quem Michael Silva agradeceu o apoio e presença.
Todas as contribuições feitas através da Associação Cívica Michael J. Silva serão posteriormente doadas à unidade de cancro do Clara Maass Medical Center.