NEWARK: 157.ª CERIMÓNIA ANUAL DE GRADUAÇÃO DO LICEU EAST SIDE MARCOU DESPEDIDA DO ‘PRINCIPAL’ MÁRIO SANTOS

Por HENRIQUE MANO | News Editor

O Estádio Eddie Moraes serviu de palco, na quinta-feira, 23 de Junho, à 157.ª cerimónia de graduação dos alunos finalistas do Liceu East Side. Cerca de 500 jovens receberam o seu diploma, tendo o evento contado com a presença do vereador-eleito Michael Silva e do superintendente escolar Roger de Léon.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O ‘principal’ Mário Santos, o ‘valedictorian’ Derick Raínho e o superintendente das escolas públicas de Newark Roger de León na cerimónia de graduação do Liceu East Side

A cerimónia marcou ainda a última vez em que o português Mário Santos colocou a sua bata de ‘principal’, preparado que está para deixar o cargo este ano.

jornal LUSO-AMERICANO | O director Mário Santos com elementos portugueses do corpo docente do Liceu East Side

“Ter uma educação formal permite-nos a liberdade de seguir aquilo que o nosso coração ditar”, afirma o educador, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Acredito profundamente que cada criança tem um talento interior que irá, de uma forma ou de outra, afirmar-se. Só que, sem o acesso ao ensino, é difícil de identificar o génio que existe dentro de nós.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Dereck Raínho, o melhor aluno do ano, com o vereador-eleito Michael Silva

Descrevendo o momento como “agridoce”, Santos preferiu focar-se nos seus discípulos académicos, dizendo a finalizar: “Ver estes jovens hoje aqui completarem o ensino secundário, após uma jornada tão longa e de obstáculos, é apenas a prova de que é possível investir neste potencial.”

Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Aspecto do Estádio Eddie Moraes, onde decorreu o evento

O superintendente Roger de León, por seu lado, sublinha: “Nós sabemos que esta cerimónia não é o fim do caminho, é uma marca importante na vida destes alunos, sim, mas não chega. Queremos que prossigam os seus estudos e que sigam carreiras através das quais possam contribuir para melhorar para as nossas comunidades.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | As entidades presentes na tribuna de honra

O luso-americano Derick Raínho, 17, foi o melhor aluno do ano nesta escola secundária. Disse estar “nervoso” pelo discurso que iria ter de fazer mas “entusiasmado com o novo capítulo da minha vida que se abre.”

Jornal: LUSO-AMERICANO | O ‘principal’ Mário Santos na sua última intervenção como director do Liceu East Side

Reiterou igualmente a importância de se fazer um percurso académico, “uma vez que, quanto mais longe formos a nível escolar, mais serão as ferramentas de que vamos dispor para podermos ter uma vida melhor.”

Foto: Jornal LUSO-AMERICANO | Os três alunos contemplados com computadores portáteis

Na sua primeira cerimónia do género como vereador-eleito, Michael Silva bate na mesma tecla. “A educação é um factor muito importante para o futuro destes jovens e o Liceu East Side, creio eu, é o melhor de Newark, como o demonstra todos os dias com o investimento árduo que faz na formação destes estudantes – graças, em grande parte, à liderança do Dr. Mário Santos.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Cerimónia com os alunos da National Honor Society