NEWARK | Alcançado recorde de viajantes durante feriado do 4 de Julho
A Transportation Security Administration (TSA) revelou através de uma publicação na rede social X (anteriormente conhecida por Twitter), que, se existiam dúvidas quanto aos norte-americanos aproveitarem o feriado do Dia da Independência para viajarem, estas foram completamente eliminadas com o alcance do número recorde de viajantes que passaram pela segurança do Aeroporto de Newark, uma semana antes do dia 4 de Julho.
Segundo dados compartilhados, só na quinta-feira da semana passada (27), 83.687 passageiros viajaram a partir do aeroporto – o número mais alto alguma vez visto. Espera-se ainda que este aumente, já que este feriado marcou oficialmente o início da época de verão, onde são registadas mais viagens.
É esperado que Newark veja 709.100 passageiros passarem pelo seu aeroporto durante o periodo de férias de 5 dias, entre quarta-feira dia 3 de Julho e domingo, dia 7 de Julho, segundo Tom Pietrykowski, um dos porta-vozes do Port Authority de New York e New Jersey. A autoridade bi-estado espera que o recorde total de mais de 2.19 milhões seja ultrapassado, quando englobando os passageiros dos Aeroportos JFK, La Guardia e Stewart.
A autoridade já tinha visto volumes máximos serem ultrapassados no mês de Maio – mês em que se comemora o feriado do Memorial Day – quando aproximadamente um total de 13 milhões passageiros apanharam voos nas quatro localizações. Entre os dia 23 de Maio e 27, foram mais de 2.2 milhões.
A companhia aérea United Airlines, a maior que opera no aeroporto de Newark, esperava mais de 55 mil passageiros na passada sexta-feira. “Vamos fazer voar cerca de 400 voos e 50 mil ou mais passageiros por dia”, durante o periodo do feriado, compartilhou um dos porta-voz da empresa.
Esta, que voa a partir dos Terminais C e A, está pronta para o tumulto que se pode aproximar.
“Preparamo-nos apropriadamente a nível de staff para conseguirmos gerir as multidões recorde. Os nossos empregados foram devidamente orientados e são experientes em servir clientes de forma eficaz”, disse John Weigand, director do centro de operações da United Airlines.
Antes do feriado, a TSA instalou onze novos scanners no Terminal B, que graças à sua tecnologia avançada, produziam imagens a 3D que facilitam uma melhor detenção de explosivos na triagem de bagagens de mão.
É aconselhado que os viajantes preparem devidamente as suas bagagens em casa, percebendo o que podem ou não levar consigo, de forma a melhorarem a sua experiência nesta fase tumultuosa do aeroporto, evitando perder ainda mais tempo na zona de triagem.