Newark aprova orçamento escolar de $1,5 mil milhões, aumentando impostos prediais pela primeira vez em 3 anos
Os proprietários de casas verão um aumento nos seus impostos escolares pela primeira vez em três anos, e não haverá votação pública sobre o plano de gastos, como aconteceu em anos anteriores.
O Comité Escolar aprovou um orçamento de $1,519 mil milhões, que aumenta a cobrança de impostos em 2%, para $141,1 milhões – o máximo permitido pela lei estadual sem levar o plano de gastos a uma votação pública, disseram funcionários ligados ao Comité Escolar durante uma audiência orçamentária pouco frequentada no liceu Science Park High School, no passado dia 27 de Março.
O proprietário de uma casa em Newark, com um valor médio de $189.640, pagará $2.083,20 em impostos escolares durante o ano lectivo de 2024-25, marcando um aumento de $30,74 em relação ao ano anterior, de acordo com a administradora de empresas escolares Valerie Wilson. Este valor não inclui os impostos pagos aos governos municipais ou distritais.
A cobrança de impostos, no entanto, representa apenas 9,3% das receitas do distrito escolar, disse Wilson.
A ajuda estadual, que representa 82,3% do orçamento do distrito escolar, aumentou para $1,25 mil milhões, marcando um aumento de 8,8% em relação ao ano passado – disseram as autoridades escolares. Esta ajuda abarcará áreas como a equalização, educação especial, segurança e transporte, disse Wilson.
“Newark tem sido historicamente um dos distritos escolares mais subfinanciados com base na Lei de Reforma do Financiamento Escolar”, afirma Wilson. “Estamos a começar a recuperar o atraso. Ainda não alcançámos.”
O distrito escolar verá um aumento de 277 vagas de instrução preenchidas por 211 professores, quando comparado com o ano lectivo de 2023-24, disseram as autoridades. Auxiliares, administradores e pessoal de apoio também são considerados cargos de instrução. Isso elevará o número de postos equivalentes em tempo integral para 4.834, de acordo com a apresentação do orçamento.
O plano de gastos inclui $11,8 milhões para aumentos salariais com as 10 unidades de negociação colectiva do distrito, incluindo o Sindicato dos Professores de Newark, que está em negociações com o distrito sobre os seus contratos, disseram as autoridades.
O financiamento das instalações incluirá o pagamento pela instalação de aparelhos de ar condicionado, remediação de amianto e estabilização de chumbo.
“Temos 29 edifícios que foram construídos antes de 1920 neste distrito escolar”, acrescenta Wilson. “O material contendo amianto foi usado na construção até 1985, então temos uma redução significativa do amianto que deve ocorrer antes de podermos fazer a construção”.
O distrito também pretende actualizar os campos na Science Park High School para corresponder às actualizações feitas recentemente na Malcolm X Shabazz High School e Untermann Field.
A apresentação do orçamento mostra $391,3 milhões para pagamento a escolas charter, marcando um aumento de aproximadamente $37,5 milhões em relação ao ano anterior. Este valor não inclui os pagamentos de escolas fretadas para transporte e mensalidades fora do distrito.
O conselho escolar aprovou o plano de gastos por 8 a 0. votação, com um membro ausente.
Ao contrário dos anos anteriores, não haverá votação pública sobre o plano de gastos, disseram as autoridades. Isso é permitido sob uma lei estadual recentemente aprovada que permite que distritos de tipo II com eleições de Abril, como o de Newark, aprovem orçamentos sem votação pública, desde que a cobrança de impostos não aumente mais de 2%.