NEWARK | Aprovada construção de mais 367 apartamentos de luxo no Ironbound

Pore HENRIQUE MANO | News Editor

O Comité de Zonamento (“Zoning Board”) da cidade de Newark, NJ aprovou de forma unânime a construção de mais um empreendimento habitacional no Ironbound. Trata-se de um complexo de apartamentos gigantesco, na zona sul do Bairro Leste, a ocupar a área inteira de um quarteirão no 514 da Mulberry Street.

O complexo habitacional na Mulberry Street deverá ter de 13% a 20% de unidades de renda baixa, pôde apurar o jornal LUSO-AMERICANO

O edifício de 5 andares, numa zona ainda maioritariamente industrial, incluirá 367 apartamentos e terá todo todo o rés-de-chão reservado ao ramo comercial. Deverá incluir comodidades como acesso dos moradores a um “rooftop:”, piscina e salas para “zoom”. Contará ainda com um espaço de garagem para cada apartamento.

O terreno ocupa um quarteirão inteiro numa zona industrial do Ironbound e foi vendido em 2021 por 5 milhões de dólares

A construção do projecto está a cargo da Minno & Wasko Architects and Planners, de Lambertville, NJ, com escritório de representação no 2 Gateway Center de Newark. A firma, com cerca de duas décadas de actividade, tem actuação nos estados de New Jersey, Nova Iorque, Pensilvânia e Connecticut – de acordo com o seu portal. É propriedade dos arquitectos dupla David Minno e Gary Wasko.

O terreno de 2,68 acres de área na Mulberry Street que vai albergar o futuro complexo habitacional foi vendido por 5 milhões de dólares a 6 de Abril de 2021 (ou seja, a $1,430 por pé quadrado). A transacção esteve a cargo do vendedor imobiliário Robert Antonicel, Jr., da GRID Real Estate, cuja actividade profissional já soma 185,2 milhões de dólares em vendas.

Maqueta do 514 da Mulberry Street: o “boom” imobiliário no Ironbound parece não abrandar…

O Ironbound, como se sabe, está a conhecer um “boom” de construção assinalável, criando, por um lado, oportunidades fiscais positivas para a cidade, e, por outro, inquietação junto dos seus moradores de longa data – que vêm o nível de vida subir no Bairro Leste, a questão da escassez de espaços de estacionamento pior e uma crescente tendência da subida das rendas.