Newark: Artista plástico transforma 6 mil garrafas plásticas em candelabros

Reconhecido internacionalmente, o artista plástico Willie Cole lançou dois candelabros como parte de uma instalação no histórico Hahne Building, no centro de Newark, NJ. A novidade é que as obras são feitas a partir de 6 mil garrafas plásticas de água.

As obras, batizadas de “Spirit Catcher” (Prendedor de espírito) e “Lumen Less Lantern” (Lanterna sem lume), ganham forma através de fios de metal. Os candelabros ficarão expostos ao longo de 2023 no átrio e portaria do Express Newark, um centro socialmente dedicado à arte e design no campus da Rutgers University-Newark.

“Nós temos uma crise de garrafas d’água e uma crise de água em geral”, disse Cole. “O plástico está destruindo o meio-ambiente e tubulações de chumbo têm impactado cidades grandes em todo o país, incluindo Newark. Fazendo com que as estruturas públicas chamem a atenção e fazendo com que as pessoas façam perguntas, o que pode levar a conversas e soluções em potencial”, disse Cole.

Conforme a Rutgers University-Newark, Willie, que é o artista residente de 2023 na Express Newark, trata-se de um escultor conhecido por juntar objectos descartados e transformá-los em comentários sociais. Ele transformou o Express Newark’s Paul Robeson Art Gallery num estúdio activo e local de criação conjunta, no qual alunos da universidade e residentes em Newark são convidados a participar de esculturas em larga escala que impactem visualmente e instiguem a consciência ecológica.

A Express Newark fica localizada na 54 Halsey St., no centro comercial de Newark, NJ. Visite: www.expressnewark.org para mais informações. A entrada é grátis.