NEWARK: ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO VALE USA ANUNCIOU DONATIVO DE $20 MIL PARA IGREJA DA TERRA
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Newark
A Associação Amigos do Vale USA, sediada no estado de New Jersey e fundada por emigrantes daquela freguesia minhota de Arcos de Valdevez, levou a efeito sábado, 15 de Outubro, a sua festa alusiva ao 2.º aniversário de existência. Na verdade, fundada em 2020 em pleno período de pandemia, apenas agora a associação pôde fazer a sua primeira festa, que decorreu no salão nobre do Sport Club Português, na cidade de Newark.
“Em 2020, quando fomos tosos obrigados a parar tudo o que era parte do nosso dia-a-dia, um grupo decidiu que havia uma missão que não podia esperar: a nossa freguesia precisava de nós e nós não podíamos ficar parados”, afirma Jack Costa, que preside à associação.
Estes emigrantes puseram mãos à obra e começaram por um esforço de angariação de fundos destinados à renovação do tecto da igreja da terra – o que viria a saldar-se na bonita quantia de $50 mil dólares.
Na festa de sábado, foi anunciado novo donativo de $20 mil para a igreja, uma bolsa de estudos de $1000 para a jovem luso-americana Kayla Loureiro, a estudar na St. Peter’s University, e ainda um donativo de $500 para uma família carenciada em Portugal, na região do Vale, a braços com uma situação médica. O que eleva para próximo dos $80 mil dólares o que este grupo de minhotos já foi capaz de caanlizar para boas causas, em apenas dois anos de actividade.
A festa de aniversário, com cerca de 250 convivas, contou com a presença do Presidente de Junta de Freguesia do Vale, Mário Cerqueira, de um elemento da Assembleia da Junta, e bombeiro voluntário em Arcos de Valdevez, Rui Araújo, e do padre Belmiro Esteves de Amorim, da paróquia do Vale.
“Trago uma mensagem de agradecimento e de satisfação em poder estar aqui e o desejo de continuarem com muita força”, afirma o Presidente da Junta de Freguesia do Vale, Mário Cerqueira, eleito em 2013, falando ao jornal LUSO-AMERICANO, “porque estas pessoas vivem fora das suas raízes, fora da sua família e o importante para elas é sentirem-se em casa. E quando vão a Portugal, levam todo o amor e carinho e a dedicação que têm aqui aos seus trabalhos. É um enorme prazer e orgulho poder estar aqui a representar a minha freguesia e representar também um bocadinho Arcos de Valdevez.”
António Cardoso, filho do Vale e vice-presidente da associação, lembra que “o nosso objectivo, ao termos criado este grupo, é ajudar a nossa freguesia nas suas mais diversas valências – seja a igreja ou alguém em necessidade nesta freguesia onde fomos criados.”
Também o empresário Tony Pereira, proprietário da firma Concrete Systems, marcou presença no evento. “Eu sou da freguesia de Cabana Maior, mas passei a minha infância no Vale antes de vir para os EUA”, diz Pereira, “e fiz lá bastantes amizades que são eternas. E quando vou a Portugal, visito sempre o Vale. Estas coisas que se fazem aqui são para poder dar auxílio à igreja, a lares e a certas associações, tal como a pessoas da terra que precisam de ajuda. É muito regozijante nós, deste lado, podermos ajudar quem está lá.”
Também em declarações ao nosso jornal, o Pe. Belmiro Esteves Amorim, que abarca 4 paróquias em Arcos de Valdevez, diz querer deixar aos minhotos dos EUA “uma mesnagem de muita admiração, de muita confiança na direcção desta instituição e pelo grande carinho que têm pela terra e pelas suas origens, que só nos orgulha a todos” e um “bem-haja pelas iniciativas que eles têm ao cuidarem da sua terra.”
Para além dos já citados presidente e vice-presidente, a direccão da Associação Amigos do Vale USA inclui ainda a secretária Lilian Cerqueira e a tesoureira Cristina Antunes.