NEWARK | Augusto Amador vai ser nome de rua no Ironbound
O antigo vereador português Augusto Amador, que representou o Bairro Leste na cidade de Newark durante 24 anos, vai ver o seu nome inscrito numa placa de rua no Ironbound. A iniciativa está a cargo do vereador Michael Silva, que, há um ano, ocupou o cargo de Amador e conta com o apoio do “mayor” Ras J. Baraka e de todo o Conselho Municipal.
A cerimónia de inauguração da placa vai decorrer dia 9 de Junho, pelas 11:00 da manhã, na Pulaski Street, à Lafayette.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O local onde vai ser instalada a nova placa de rua
“O vereador Augusto Amador trabalhou sempre em prol da defesa dos interesses dos moradores do Ironbound”, sublinha Silva, num comunicado de imprensa enviado à redacção do jornal LUSO-AMERICANO. “Teve ainda um papel preponderante para que a comunidade portuguesa tivesse o merecido reconhecimento tanto da cidade como do estado”.
Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O vereador Augusto Amador no seu antigo gabinete de trabalho na Câmara de Newark
Augusto Amador foi o 1.º português eleito para o Comité Escolar de Newark, onde esteve de 1993 a 1997, altura em que é nomeado vice-“mayor”; no ano seguinte, tornar-se-ia também no primeiro português eleito vereador na maior cidade de New Jersey – cargo que ocupou até à sua reforma, em 2022.
Natural da Murtosa, emigrou aos 17 anos para os EUA e cresceu no Ironbound, tendo feito carreira profissional numa firma de fornecimento de electricidade.
Também autor de várias obras literárias, Augustoi Amador tem no prelo o seu 5.º livro, ‘Lágrimas e Silêncios’, inspirado na história de emigrantes como o pai, António Amador, que chegou a Newark em 1940.