NEWARK. Autoridade Portuária dá início à construção de um novo acesso ferroviário ao aeroporto
A Autoridade Portuária de Nova Iorque e Nova Jérsia deu recentemente início à construção de um novo ponto de acesso à estação ferroviária do Aeroporto Internacional Newark Liberty, servida pelo AirTrain Newark, Amtrak e NJ TRANSIT. O projecto, avaliado em 160 milhões de dólares, visa expandir significativamente o acesso ao aeroporto e aos transportes públicos para zonas historicamente negligenciadas de Newark e Elizabeth.
O projecto contempla a extensão da ponte pedonal existente sobre as linhas ferroviárias da estação para uma nova área de acesso público na Frelinghuysen Avenue, que incluirá zonas de embarque e desembarque para veículos privados, táxis, autocarros e serviços de transporte a pedido, além de acessos para peões e ciclistas. A nova entrada deverá estar concluída em 2026.
“Este é o início de um esforço transformador para melhorar a conectividade regional em torno do Aeroporto de Newark,” afirmou o governador de Nova Jérsia, Phil Murphy. “Este projecto abrirá portas a comunidades que, durante demasiado tempo, foram excluídas do acesso a este importante centro de transportes.”
A nova ligação reduzirá os tempos de viagem de até 40 minutos de autocarro para menos de 10 minutos de comboio, ligando residentes do bairro South Ward de Newark e do norte de Elizabeth directamente ao aeroporto e à estação Newark-Penn. Será também possível um transporte directo (sem transbordo) para Nova Iorque via NJ TRANSIT e Amtrak, promovendo ainda o desenvolvimento urbano orientado para o transporte público.
Principais características do projecto:
• Extensão da ponte pedonal existente até à Frelinghuysen Avenue, com áreas interiores climatizadas;
• Elevadores e escadas rolantes acessíveis, que vão ligar a ponte ao nível da rua;
• Zona de acesso público com 1.500 m2 e faixas dedicadas a carros, táxis, autocarros e viaturas de transporte a pedido;
• Acesso pedonal e para bicicletas, além de uma zona de espera para veículos;
• Monitores com horários em tempo real de comboios e autocarros, e máquinas de venda automática de bilhetes.
O projecto foi amplamente elogiado por representantes eleitos.
“Esta iniciativa representa justiça. Newark Liberty deve ser um portal acessível para todos, não apenas para viajantes internacionais,” disse o director executivo da Autoridade Portuária, Rick Cotton.
“Há muito que defendo este tipo de investimento,” afirmou o senador Cory Booker. “Melhorar o acesso ao aeroporto trará benefícios económicos e sociais para bairros que enfrentam barreiras há décadas.”
“Este projecto é sobre pessoas, empregos locais e desenvolvimento das nossas comunidades,” acrescentou a deputada federal LaMonica McIver.
O deputado Rob Menendez destacou o impacto positivo na mobilidade local, afirmando: “Estamos a transformar a experiência de transporte público para quem vive, trabalha ou visita Newark.”
Espera-se que o impacto económico leve à criação de 675 empregos. Gere 125 milhões de dólares em salários e estimule quase 300 milhões de dólares em actividade económica.
Este projecto faz parte de um plano maior de modernização do Aeroporto Newark Liberty, conhecido como “EWR Vision Plan”, com o objectivo de criar um aeroporto de classe mundial para a região de Nova Jérsia e Nova Iorque.
As componentes principais da requalificação incluem:
• Novos terminais: Substituição do Terminal B e melhorias no Terminal C, em complemento ao novo Terminal A, inaugurado em Janeiro de 2023;
• Desenvolvimento do lado aéreo: Rede de pistas de taxis mais eficiente e segura, com maior capacidade e áreas de degelo;
• Desenvolvimento do lado terrestre: Reformulação dos acessos rodoviários, zonas de embarque, acessos ao AirTrain e infraestruturas para ciclistas e peões;
• Substituição do AirTrain Newark: Novo sistema automatizado de 4 km para suportar um aumento previsto de 50% na procura até 2040, com 33 mil passageiros diários.