NEWARK BOARD OF EDUCATION. Campanha de registo de eleitores jovens será realizada em preparação das próximas eleições

O Conselho Escolar de Newark está a preparar-se para a realização das próximas eleições – que serão levadas a cabo no dia 15 de Abril – na qual jovens de 16 anos poderão agora votar pela primeira vez. Como forma de garantir que estes exercem este seu novo direito, estão a ser organizadas “campanhas de recenseamento eleitoral 15+” em todo o distrito.

“É por isso que estamos a chamar-lhe 15+, porque os alunos podem tecnicamente ter 15 anos neste momento e ainda poder votar na eleição deste ano”, declarou a vice-presidente do conselho, Vereliz Santana, na reunião realizada na passada terça-feira, dia 21 de Janeiro.

Os adolescentes de Newark que completam 16 anos até 15 de Abril poderão votar na eleição anual do Conselho Escolar, de acordo com as autoridades do distrito.  Vereliz Santana anunciou, na sequência da na recente, que o recenseamento eleitoral seria aberto sábado, dia 1 de Fevereiro, e terminaria a 25 de Março. 

“Qualquer cidadão de Newark que faça 16 anos até à data da eleição poderá registar-se e deverá registar-se até ao prazo final (…) Pode ter de momento 15 anos, mas se completar 16 até terça-feira, dia 15 de Abril, poderá registar-se para votar”, alertou a mesma.

Segundo informações também reveladas, o superintendente Roger León vai reunir-se com todos os alunos em idade de votar nas escolas secundárias públicas da cidade a partir de segunda-feira, dia 3 de Fevereiro, como parte da campanha de recenseamento eleitoral, onde será discutida a eleição e a importância do próprio recenseamento.

Se não se recorda, foi em Janeiro de 2024 que o Conselho Municipal aprovou a portaria que passou a reduzir a idade de voto para os 16 anos, no que diz respeito ao processo de eleição para este orgão local.

Newark tornou-se o primeiro município do estado de New Jersey e a segunda maior cidade do país a reduzir a idade mínima para votar nas eleições do “Board of Edu-cation”, segundo Instituto de Justiça Social de New Jersey.

A implementação da redução foi adiada até à eleição deste ano porque as autoridades estaduais e municipais precisavam de mais tempo para programar e testar as máquinas e equipamentos de registo de eleitores, de acordo com informações avançadas.

O Instituto de Justiça Social de New Jersey estima que mais de 7.000 adolescentes de Newark poderão votar pela primeira vez em Abril – sendo que menos de 3% dos residentes da cidade votaram na eleição do ano passado.

De acordo com a lei estadual, cada conselho escolar é obrigado a incluir pelo menos um representante dos alunos no Conselho. No entanto, os representantes dos estudantes são membros sem direito a voto, de acordo com a Associação de Conselhos Escolares de New Jersey.