Newark: Brick City tornou-se “irmã” de país inexistente

Inicialmente, as autoridades da Cidade de Newark, NJ, demonstraram entusiasmo em tornarem-se parceiros da nação indú “Estados Unidos de Kailasa”. O único problema? Tal país não existe.

Depois de recepcionarem “representantes” do país fictício numa cerimónia formal em janeiro, na sede do governo municipal, as autoridades locais reconheceram que tratava-se de um golpe liderado pelo fugitivo famoso: Swami Nithyananda. Autoridades locais detalharam que o acordo durou somente seis dias e foi considerado “anulado e sem base”, acrescentando que não houve o envolvimento de dinheiro na cerimónia.

. Compromisso cultural entre cidades:

“Embora isto tenha sido um incidente lamentável, a Cidade de Newark permanece comprometida na parceria com pessoas de diversas culturas para o enriquecimento mútuo através da conexão, apoio e respeito mútuo”, disse um porta-voz municipal.

. Origem do programa “cidades irmãs”

O programa cidades irmãs foi estabelecido depois do final da Segunda Guerra Mundial visando promover laços culturais e comerciais entre duas cidades ao redor do mundo. Newark é a maior cidade do estado de New Jersey.

Durante a cerimónia de assinatura em 12 de Janeiro, o “mayor” Ras Baraka disse aos supostos representantes estrangeiros: “Eu rezo para que a nossa relação ajude-nos a entender o desenvolvimento cultural, social e político, além de melhorar a vida de todos em ambos os lugares”.

Entretanto, não houve melhorias vindas dos moradores fictícios em Kailasa e os residentes em Newark sentiram-se envergonhados do facto que seus líderes poderiam ter evitado o golpe através de uma busca simples no Google.

“Ninguém na sede da Cidade, nenhuma pessoa fez uma busca no Google, então, talvez precisemos de uma transformação no governo municipal. Sequer uma pessoa disse ‘deixe-me ir e fazer uma pesquisa no Google para descobrir que trata-se de uma cidade falsa”, disse Shakee Merritt.

. Busca online:
Uma busca no Google por Kailasa revelou um punhado de templos espalhados pela metade sul da Índia e até um centro de meditação em Connecticut, EUA, mas não oficialmente cidade ou nação. A primeira informação que aparece no Google é um link para um website divulgando que o falso país é uma “civilização ancestral iluminada, a grande nação indú cósmica e sem fronteiras”. O portal também retrata Swami Nithyananda como “O Renascente”, alegando que ele é idolatrado por mais de 20 milhões de pessoas em 196 países.

. Foragido da justiça:

Na realidade, Nithyananda é considerado um estelionatário famoso que alega possuir poderes sobrenaturais e está foragido das acusações de estupro e sequestro infantil desde 2019, segundo artigos publicados no jornal New Indian Express. Além disso, ele foi destaque no canal 2022 Discovery, na série “My Daughter Joined a Cult” (Minha filha juntou- se à uma seita, em tradução livre do inglês).

. Cidadania online:

Promovendo as conquistas de Nithyananda, o website oferece aos visitantes cidadania virtual através de código QR.