NEWARK. Câmara Municipal dá nome de rua ao jornal LUSO-AMERICANO

Por HENRIQUE MANO | NEWARK, NJ

NEWS

O Conselho Municipal de Newark, por iniciativa do vereador Michael Silva, atribuiu o nome de ‘Luso-Americano Way’ a uma rua do Ironbound. A placa ficou colocada de forma permanente na esquina da Union Street com a Hamilton.

A cerimónia onde foi descerrada a respectiva placa levou várias entidades ao local: para além do próprio Silva, marcaram presença o vereador-geral Luís Quintana, o xerife Armando Fontoura, o cônsul-geral de Portugal em Newark, Luís Sequeira, o vereador-geral Manny Grova, Jr. (de Elizabeth), o vereador Shawn Guerra (Bound Brook), a membro do Comité Escolar de Newark Helena Vinhas, o comandante da 3.ª Esquadra da Polícia Maik Alexandre, a adida para a Segurança Social Ana Relvas, o coordemador-adjunto José Carlos Adão, o Presicente do IBID e da PAPA, Manny Lopes e Joe Barros,  o Presidente da UCLAN e da Casa do Minho, Fernando Grilo e Jack Barreira e vários empresários e outras figuras.

Os proprietários do jornal LUSO-AMERICANO – António, Natalie e Paul Matinho – juntaram-se a actuais e antigos funcionários do jornal na cerimónia, com António Matinho a agradecer a homenagem ao vereador Michael Silva, lembrando que o jornal – que se publica desde 1928 e é a mais antiga publicação em língua portuguesa na diáspora – “é indissociável da história do Ironbound e de Newark”.

Ao usar da palavra, o vereador Michael Silva, por sua vez, agradeceu aos Matinho nunca terem abandonado o Ironbound, sublinhando ainda a importância da imprensa para o bem social.

Também o xerife Fontoura e os vereadores Grova, Jr. e Quintana foram ao microfone.

António Matinho lembrou o grupo de fundadores do jornal, salientando o ímpeto que lhe imprimiria Vasco Jardim e todos os funcionários ao longo de décadas.

“O L.A. é parte integrante de Newark desde 1928”, referiu.