Newark: Celebrações do Dia de Portugal 2023: exposição de Fernando Silva
Falar do artista plástico Fernando Silva é uma tarefa um tanto complexa. Como sua biografia está espalhada pelos quatro cantos do mundo, não vou desperdiçar palavras, pois este gênio dispensa apresentações. Olhando suas telas, vê-se um emaranhado de traços coloridos os quais nos conduzem à torres, templos, barcos, cidades, jardins, borboletas, flores, mares, rios e cidades em um mundo inimaginável. Quer seja com pincéis, a ponta dos dedos ou um simples sopro em um canudinho, a tinta parece deslizar sozinha, como se já conhecesse os caminhos da arte.
Seu trabalho não pára nas telas, há uma enorme variedade de segmentos em publicações literárias, azulejos, confecção e montagem de barcos, murais e tudo que puder levar um banho mágico de tinta e, simplesmente, se transformar. Este bem humorado murtoense tem o dom de transformar tudo o que toca. Em sua mente aguçada, a magia da criação tem um berço sagrado, visível a olho nu, que explode em cores e formas.
Em sua exposição, realizada na noite de quinta- feira, como parte das celebrações do Dia de Camões, na sede do Corpo de Bombeiros da Prospect St., em Newark, NJ, as de pessoas puderam apreciar as obras.
Mesmo com 40 anos de carreira, penso que sua “loucura artística” está apenas começando e eu pretendo seguir seus traços coloridos ainda por muitos anos.