NEWARK. Centro Orensano celebra aniversário com cerca de 300 pessoas presentes

O Centro Orensano de New Jersey celebrou no passado domingo, dia 8 de Dezembro, o seu sexagésimo aniversário com um bonito evento que decorreu no restaurante Don Pepe, na cidade de Newark.

Cerca de 300 pessoas marcaram presença na celebração que contou com a participação do grupo folclórico juvenil do colectivo, e ainda, a artista Lucia Perez – vinda directamente da Galicia e sendo a única da região que representou Espanha na Eurovisão.

Miguel Gonzalez, presidente do clube mencionou a importância de “manter viva as tradições de Espanha e da Galicia nos Estados Unidos”, referindo, “o trabalho realizado pelos fundadores do clube numa altura bastante mais difícil para todos os que vinham para os Estados Unidos à procura de um mundo melhor”.

No evento esteve presente um dos fundadores, José Luis Losada que declarou ter “muito orgulho pelo trabalho que foi realizado ao longo destes 60 anos e ver a juventude aqui presente enche-me ainda mis de orgulho e prova que estávamos correctos ao iniciar a aventura de começar esta casa. Não podemos esquecer todos os fundadores que lamentavelmente já não estão vivos, mas que foram cruciais para o clube ser hoje o baluarte da nossa cultura e tradições em Newark e em New Jersey”.

Estiveram ainda presentes a cônsul de Espanha em Nova Iorque Marta de Blas Mayordomo, que ressaltou igualmente o gosto pessoal em ver que a sua comunidade “está integrada neste grande país, mas mantem viva a essência da nossa cultura e das tradições que nos unem”.

A cidade de Newark esteve representada pelos vereadores Luís Quintana, Anibal Ramos e Michael J. Silva.

Durante a sua intervenção, o vereador do Bairro Leste, relembrou o momento em que foi iça da a bandeira espanhola na Câmara Municipal, este ano. “A comunidade espanhola merece todo o nosso respeito e o Clube Orensano é um exemplo do associativismo e dos valores que unem afinal a nossa gente”, disse.

Em Newark, viveu-se mais uma grande jornada onde a comunidade espanhola e Centro Orensano foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido na cidade de Newark e como membros de direito na excelência e diversidade das suas gentes.