Newark: Cidade avalia o aumento das contas de água e esgoto
Os residentes na maior cidade de New Jersey poderão ter que pagar mais nas contas de água e esgoto, ainda neste outono, e durante ao longo dos próximos 4 anos, caso a decisão seja aprovada pela administração municipal. Kareem Adeem, diretor do Departamento Municipal de Água & Esgotos, informou no início desse semana o Conselho Municipal sobre a possibilidade de aumento das contas. Ele detalhou que este seria o primeiro aumento no município desde 2015. “Desde essa época, o departamento tem investido pouco mais de $350 milhões na infra-estrutura de água e esgotos e continuamos a fazer isso”, disse Adeem na terça- feira (23). “Entretanto, nós temos vivenciado nos últimos anos, desde 2019, o decréscimo no arrecadamento”.
Numa residência média, o aumento proposto para esse ano é de 3.5%, ou $8,64, elevando o total anual a $252,48, tendo como base 4.100 galões usados mensais, segundo Adeem. A proposta também pede os aumentos de 3.8% em 2024, 7.1% em 2025, 6.6% em 2026 e 6.1% em 2027.
O investimento de $350 milhões, detalhou Adeem, não inclui a substituições das tubulações de chumbo. Parte dos motivos para a queda de arrecadação, acrescentou, tem sido o facto de outras cidades vizinhas terem comprado menos água de Newark.
Ele citou uma série de projectos que visam melhor o fluxo e qualidade da água e a infra-estrutura, incluindo a limpeza e revestimento interno das tubulações, a instalação demais de 20 mil pés de tubulações novas e a substituição de válvulas de maior calibre.