Newark: Cidade lança campanha de erradicação da “dificuldade de leitura” de alunos em escolas

O governo municipal lançou uma campanha que visa aumentar o nível de alfabetismo entre os alunos nas escolas públicas. Ano passado, somente 19% dos estudantes no 3º. ano nas escolas públicas de Newark, NJ, foram aprovados no teste estadual de leitura, informaram as autoridades locais.

Na terça-feira (18), a Cidade anunciou o “plano de acção de alfabetismo da juventude de 10 pontos”, o qual visa melhorar a capacidade de leitura de crianças desde o “pre-natal” até o 3º. ano. Um grupo de especialistas, incluindo desde agentes governamentais a profissionais de educação, formularam o plano, detalhou o “mayor” Ras Baraka.

“Este é um nível no qual acreditamos ser urgente para todos nos envolvermos imediatamente”, disse Baraka durante uma colectiva de imprensa na Biblioteca Pública de Newark. “O superintendente não pode dizer aos programas após a escola ou liga de futebol da Cidade de Newark que eles têm um problema de alfabetização, as eu posso certamente dizer-lhes”.

O Distrito Escolar, acrescentou, também não possui a habilidade de alcançar as escolas públicas, charter e instituições de ensino superior, algo que seu escritório já fez.

“Nós estamos especificamente, deliberadamente e de forma mais intensa estar envolvidos nos resultados educacionais de nossas crianças na cidade”, acrescentou.

O plano inclui consciencializar os pais com relação aos programas das escolas “pre-K, encorajá-los a ler em voz alta para seus filhos, incluindo durante a gravidez e implantar “doses altas” de tutores nas salas de aula e após a escola, informaram as autoridades locais. Baraka, que já actuou como professor e director escolar, abordou o impacto enorme da perda de aprendizado entre os alunos menores.

“Nós sabemos que as crianças de cor têm sofrido há muito tempo por diversas razões neste estado e país”, disse ele. “Muito disso tem a ver com a segregação, salas de aula e a falta de recursos”.

A pandemia de Covid- 19, ainda segundo ele, exacerbou ainda mais essas barreiras.