Newark: Cidade planeia melhorar capacidade de leitura de alunos na rede pública de ensino
Os números impressionam: somente 19% dos alunos no 3º. ano das escolas públicas de Newark, NJ, passaram no teste de leitura em 2022. Os números não foram muito melhores para todos os outros níveis na maior cidade de New Jersey, que juntos totalizaram 27% de aprovação. Quando comparado a 49% em todo o estado, este total torna-se ainda mais preocupante. Entretanto, as autoridades municipais informaram que planejam reverter a situação.
Na semana passada, diversos líderes comunitários locais reuniram-se numa conferência de imprensa na Biblioteca Pública de Newark para anunciar o programa de 10 pontos que visa melhorar a capacidade de leitura. O programa baseia-se na cooperação entre escolas locais, pais e grupos comunitários, que se unirão para aumentar a capacidade de leitura em crianças desde o “kindergarten” ao 3º. ano escolar.
O “mayor” Ras Baraka, ex-educador e director de escola na cidade, disse que os resultados recentes são “incrivelmente alarmantes” e que impactarão o futuro dessas crianças. Ele destacou a possibilidade de esses jovens sigam uma “trajectória vitalícia de crescimento económico limitado”.