Newark: Companhia de esgoto reforma tanques de resíduos no Ironbound

Todas as semanas, as instalações da Comissão de Esgotos do Vale do Passaic (PVSC) recebem resíduos transportados por 8 navios grandes, incluindo alguns do Departamento de Protecção do Meio-Ambiente da Cidade de Nova York e do Departamento de Utilidades Públicas do Condado de Bergen, NJ, entre outros clientes. Cada um deles transporta um volume altíssimo de resíduos industriais (sludge, em inglês) resultante da produção e processamento de produtos.

Como parte do processo de tratamento dos resíduos, eles são enviados ao tanque de 1.6 milhão de galões da PVSC em Newark, construído na década de 60. Desde então, os tanques enfrentam condições climáticas extremas, uso constante e a acção do tempo, tudo isso contribuindo para o processo de corrosão. Recentemente, a companhia iniciou o projecto de reabilitação de seus tanques gigantes. O trabalho incluiu a aplicação de uma camada resistente à corrosão, consertar as escadarias de acesso aos tanques, estação de bombas e a construção de uma tubulação de transferência do material nos tanques antigos ao canal da PVSC. O projecto também inclui a reforma dos pisos de concreto e paredes de metal, remoção da superfície insalubre, demolição de passagens, sistema de águas e entradas antigas.

“O PVSC recebe volumes extremamente altos de resíduos industriais de aproximadamente uma barca e 8 navios por semana”, disse Thomas Tucci Jr., reeleito recentemente como chefe do órgão.

“Esses tanques são vitais, pois permitem o tratamento de forma eficiente e na capacidade máxima”, acrescentando que “a reabilitação dos tanques, o PVSC garante a nossa habilidade futura em receber e tratar consistentemente quantidades grandes de resíduos”. As acções do órgão conquistaram o reconhecimento do Conselho Americano das Companhias de Engenharia, que concedeu o projecto o “Prémio de Distinção”, em Maio, durante o seu banquete anual.

“Há quase 100 anos, a Comissão de Esgotos do Vale do Passaic construiu uma instalação de tratamento de esgoto próximo às margens do rio Passaic e a Baía de Newark. Ao longo do século seguinte, ela tornou-se uma das maiores instalações do género da Costa Leste. Ela atende 1.5 milhão de residentes, 225 industrias, 5 mil estabelecimentos comerciais em 48 cidades e 5 condados e foi projectada para tratar a média anual de 226 milhões de galões diários e humidade de até 400 MGD”, detalhou a HDR.