NEWARK | Concerto de Ano Novo do Consulado-Geral de Portugal será no S.C.P.
O Consulado-Geral de Portugal em Newark, no estado de New Jersey, em parceria com o Sport Club Português desta cidade, convida a comunidade a estar num Concerto de Ano Novo, seguido de cocktail, que irá decorrer sexta-feira, dia 12 de Janeiro de 2023, pelas seis horas da tarde, no Salão Nobre do Sport Club Português, no 55 da Prospect Street.
O duo feminino Kla-Vier irá ser a atracção em palco.
As Kla-Vier
Fundado em 2013 pelas pianistas Sónia Amaral e Patrícia Ventura, o Kla-Vier Duo é um dos duos de piano portugueses que mantém uma agenda de concertos regular. Baseia a sua programação num repertório essencialmente do século XX e XXI, abrangendo um vasto leque de tendências estéticas e compositores como Ligeti, Kurtág, A. Pärt, Berio ou Hindemith, mas também vai procurar obras de referência de Ravel, Poulenc ou Debussy.
Como promotora de novos conteúdos artísticos, a dupla pretende também dar especial destaque à música portuguesa e incentivar os compositores a criarem novas obras, contando já com obras que lhe são dedicadas e, por si, estreadas.
A dupla realizou a primeira audição nacional da obra “Work for two pianists”, de Morton
Feldman, em Portugal, em 2014. O Kla-Vier Duo gravou dois videoclips com peças dos compositores Paulo Bastos e Sofia Sousa Rocha, que integram a programação regular do canal internacional de música CMusic Tv, com transmissão na Europa, EUA e Canadá.
O seu percurso musical compreende actuações no Auditório José Sarmento em Braga,
Cine-Teatro Eduardo Brazão em Vila Nova de Gaia, Museu Nogueira da Silva em Braga, Museu Romântico do Porto, Auditório Azeredo Perdigão em Aveiro, Palácio Foz em Lisboa, Casa das Artes no Porto, Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra e participações no Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, Porto PianoFest, Festival Música D’Ponte de Braga, Festival ACTUM em Braga e na Casa Comum da Universidade do Porto.
A nível internacional, actuou na Maison de Portugal André de Gouveia – Cité Internationale Universitaire de Paris, St. Bride’s Church em Londres e no Thomas Prior Hall em Dublin.
O programa musical a trazer a Newark enaltece as novas tendências da música clássica portuguesa compostas para piano a 4 mãos, enquanto nos faz viajar por alguns dos sons da música clássica europeia mais contemporânea.
Programa: António Victorino D’Almeida (1940) – Balada op. 126; Paulo Bastos (1967) – “Sou já do que fui” e C. Debussy (1862 – 1918) – Petite Suit, En bateau, Cortège, Menuet e Ballet
Sofia Sousa Rocha (1986) – “Por um dia igual”
S. Rachmaninoff (1873 – 1943) – 6 Pieces op. 11.
Reserve a sua entrada gratuita, até 6 de Janeiro, enviando um email para [email protected]