NEWARK: Cônsul-geral Luís Sequeira fez 1.ª visita oficial à cidade de Filadélfia
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O Consulado-Geral de Portugal em Newark, New Jersey, levou a efeito no início deste mês de Dezembro uma Permanência Consular na cidade de Filadélfia, no estado da Pensilvânia. Este estado faz parte da jurisdição do Consulado-Geral de Portugal em Newark.
A comitiva de trabalho que se deslocou a Filadélfia era encabeçada pelo Cônsul-Geral Luís Sequeira e por duas funcionárias consulares.
De acordo com o Consulado-Geral de Newark, tratou-se da primeira permanência consular fora de Newark, neste caso em Filadélfia, onde está radicada uma considerável comunidade portuguesa.
A permanência consular decorreu nas instalações do Clube Português de Filadélfia.
“A minha deslocação foi mais do que assegurar uma permanência consular, a primeira fora de Newark desde há quase três anos”, nota o cônsul-geral Luís Sequeira, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Foram efectuadas 17 marcações, assim distribuídas: 6 passaportes, 7 cartões de cidadão e 4 esclarecimentos sobre procurações.
Na deslocação à Pensilvânia, o cônsul-geral Luís Serqueira fez ainda uma visita à futura sede da Irmandade do Rosário de Nossa Senhora de Fátima e às instalações da escola apoiada pelo P.P.C.
“Participei num almoço com alguns membros proeminentes da comunidade portuguesa em Filadélfia, incluindo o juiz luso-americano José Luís Fernandes, o comandante Nuno Machado, Oficial de Ligação da Marinha Portuguesa e Chefe do Gabinete de Ligação na Base Logística norte-americana para o fornecimento de sistemas de armamento da nossa marinha (NAVSUP WSS) na cidade de Filadélfia, o seu adjunto João Norte, a presidente e CEO interina Andrea Silva do Citizen Diplomacy International Philadelphia, acabado de se fundir com o World Affairs Council e tornando-se assim no maior think tank de Filadélfia com responsabilidades na preparação de conteúdos para os programas de formação dos diplomatas norte-americanos no State Department em Washington, empresários da construção civil e artistas luso-americanos na cidade. A seguir ao almoço, visitei ainda a referida Base Miliar NAVSUP WSS e participei numa recepção organizada pela Consular Corps Association of Philadelphia, que conta com mais de 70 membros, entre cônsules de carreira diplomática e cônsules honorários”, informa ainda Luís Sequeira.
Ainda em Filadélfia, o diplomata português visitaria a Sinagoga da Congregação Mikveh Israel, que preserva o rito judaico português desde que foi fundada em 1740, “havendo partes da liturgia do Shabbat que são lidas em português antigo. Reuni-me”, diz ainda, “com o presidente da Congregação e o rabino e ofereci uma bandeira de Portugal na ocasião. Por fim, nesse mesmo dia, participei no jantar que assinalou o 87.º aniversário do Clube Português de Filadélfia.”