NEWARK. Edifício de Cervejaria Ballantine renasce como prédio residencial com 280 apartamentos
A história da cidade de Newark como parte da história da indústria cervejeira é evidente quando falamos de exemplos como a fábrica da Anheuser-Busch, inaugurada em 1951 na Route 1&9 e que ainda hoje produz Budweiser e Bud Light, ou da Ballantine House de 1885, preservada como parte do “Newark Museum of Art” e uma das várias mansões sobreviventes construída pelos barões da cerveja da “Brick City” dos séculos XIX e XX.
O edifício principal do complexo cervejeiro P. Ballantine & Sons foi de-molido há alguns anos, e a marca fundada na cidade em 1840 pelo imigrante escocês Peter Ballantine pertence agora à empresa Pabst, da area do engarrafamento. Mas os fãs da famosa Ballantine podem agora ficar felizes com o regresso do famoso nome – e até do seu icónico logotipo de três anéis – ao local histórico da empresa na secção Ironbound.
O “The Ballantine”, um complexo de apartamentos com 280 unidades localizado nas ruas Freeman e Ferry, está quase concluído e deverá começar a ser alugado esta Primavera. O projecto de $88 milhões, da responsabilidade do Shorewood Real Estate Group, está recheado de homenagens à história do local: desde entradas com o nome “Ballentine”; aos passeios das ruas Ferry, Freeman e Christie com ornamentos de ferro com os lemas originais “Pureza”, “Corpo” e “Sabor” que marcavam cada anel do logotipo da empresa cervejeira; até à referência art déco, estilo que vigorava na última geração de edifícios da marca, em 1972.
“O Ballantine marca um capítulo importante no crescimento de Newark, integrando cuidadosamente o significado histórico do local com uma vista moderna para a orla norte do Ironbound”, disse o CEO da Shorewood, S. Lawrence Davis.
Esta quarta-feira (15 de Janeiro), Davis recebeu vários líderes empresariais locais, autoridades públicas e meios de comunicação social para uma inauguração no edifício de seis andares, que espera receber um certificado de ocupação no próximo mês e começar a ser alugado em Março.
As rendas para unidades começarão nos $2 mil para um apartamento estúdio num edifício com tectos de 9 pés, piso de tábuas largas, máquina de lavar e secar roupa, electrodomésticos de aço inoxidável, bancadas com baixo teor de sílica e armários de casa de banho. Algumas unidades têm pátios ou terraços privados.
Algo a destacar, é o facto de 34 unidades estarem reservadas para pessoas com baixos e moderados rendimentos. A empresa está ainda a contribuir com $1 milhão para o fundo de habitação pública da cidade, de forma a criar unidades adiccionais fora do local, cumprindo os requisitos da lei de zonamento inclusivo de Newark .
As comodidades do “The Ballantine” incluem serviço de portaria 24 horas, um pátio no último piso, comodidades para churrascos e áreas de refeições, ginásio, estúdio de ioga, sala de jogos e arrecadação para bicicletas. Haverá áreas de ‘coworking’, estacionamento no local com postos de carregamento de veículos eléctricos e um spa para animais de estimação.
O edifício fica a cerca de 1,6 km a leste da Newark Penn Station, com o seu serviço NJ Transit e os comboios PATH para Hoboken, Jersey City e Manhattan. Embora Davis tenha elogiado a proximidade do Ballantine à estação ferroviária, disse que espera que o edifício atraia pessoas que trabalham em Newark.
O Ballantine fica numa zona predominantemente industrial, a 800 metros do movimentado centro de retalho e vida noturna português e brasileiro do Ironbound – na Ferry Street.
Mesmo assim, inclui 2.600 pés quadrados de espaço comercial no rés-do-chão que poderia acomodar uma opção de negócio de retalho ou restauração.